Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Quem criou o FIES foi o LULA?Descubra quem criou

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação do Brasil destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Em substituição ao antigo PCE (Programa de Crédito Educativo) que vigorava desde 1976, o FIES foi criado no ano de 1999 durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, e subsequentemente reformulado e ampliado em 2010. Naquele ano sua taxa de juros foi ajustada de 6,5% para 3,4% a.a. (abaixo da SELIC e também foi estabelecido um prazo de carência de 18 meses após a conclusão do curso para o início dos pagamentos por parte do estudante beneficiado, entretanto, atualmente encontra-se em tramitação no Congresso Nacional um novo projeto de Lei que visa ampliar o prazo de carência para 36 meses (3 anos).Ainda no mesmo ano de 2010, o prazo para quitação foi ampliado para até três vezes ao tempo de duração do curso.

Em 2014, 26% dos estudantes matriculados nas Instituições de Ensino Superior privadas foram beneficiados pelo FIES. Isso significa um investimento de cerca de R$ 13 bilhões por parte do governo federal, sendo que 26% das vagas de ensino superior são ofertadas por instituições públicas e 74% são ofertadas por instituições particulares. Em dezembro de 2014 e início de 2015, o Governo Federal implementou mudanças nos critérios de concessão do financiamento, passando não só a limitar o índice de reajuste anual do valor das mensalidades, mas também a exigir que o aluno alcançasse um mínimo de 450 pontos e que não tivesse zerado a prova de redação no Exame Nacional do Ensino Médio. A partir do início de 2016 o programa sofreu um corte de R$ 2 bilhões (16% em relação ao orçamento do ano de 2015), além de alterações nas regras e restrição no acesso.

Fonte: Wikipedia

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Nacional
Tag: