Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Aumente suas chances no mercado de trabalho com o Pronatec

Os cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec 2018, é formas de qualificação para que a entrada no mercado de trabalho seja mais fácil. São cursos nas mais variadas áreas e que dão ao aluno maiores chances de emprego no futuro.

Até o momento milhares de vagas foram preenchidas por alunos formados pelo Pronatec, o que reforça a importância profissional do programa. Sua indicação é para jovens que tenham finalizado o ensino médio e não estejam trabalhando, para que assim tenham acesso aos cursos oferecidos.

Tais cursos dão ao aluno oportunidades de emprego assim que finalizados, sendo uma incrível fonte de empregabilidade, principalmente para jovens de baixa renda que não podem ou não conseguem emprego ou acesso ao ensino superior. Por isso sua importância deve ser destacada.

O que é o Pronatec 2018

O Pronatec foi fundado em 2011, com o intuito de dar ao cidadão amplo acesso ao ensino técnico e profissionalizante, com cursos à distância e cursos presenciais para que assim o jovem possa ter acesso ao mercado de trabalho e muitas vezes ao seu primeiro emprego tão desejado.

Porém o Pronatec não serve somente aos estudantes. Estima-se que houveram crescimentos significativos nas escolas ou instituições que promovem e oferecem cursos profissionalizantes e técnicos, o que inevitavelmente, gerou muitos empregos para professores ou instrutores.

Estando presente no Brasil inteiro o programa já foi responsável por excelentes estatísticas e indicadores, mostrando que sua eficiência é muito mais do que se imaginava. Por isso é um dos programas mais importantes para os jovens de menor poder aquisitivo.

Quais são os cursos oferecidos?

O Pronatec 2018 oferece cursos em diversas vertentes: a primeira delas é o ensino técnico, referentes muitas vezes à aprendizagem industrial, ou rotinas administrativas. Os cursos podem ser feitos junto com o ensino médio, ou logo após a sua finalização, tendo mesma finalidade e validade.

Outra modalidade de cursos do Pronatec 2018 é referente aos Cursos de Formação Inicial e Continuada, que são cursos em geral de menor duração e bem objetivos quanto à sua finalidade. São cursos de aprendizagens básicas, como contabilidade, confeitaria, dentre outros.

Em qualquer um dos cursos o objetivo é facilitar a entrada do jovem ao mercado de trabalho, de modo que este aprenda sobre ofícios relacionados às rotinas de trabalho ou tenha acesso a trabalhos manuais e que direcionam ao serviço autônomo, sendo outra fonte de renda.

Inscrição para o Pronatec 2018

As inscrições para o Pronatec 2018 são feitas no site do pronatec, você pode saber como em:

 http://www.pronatecgov.com/sisutec/sisutec-inscricao/. É neste portal que você tem acesso às vagas disponíveis e pode realizar sua inscrição para os cursos desejados, obedecendo ao critério de inscrição de cada cidade, já que nem todas oferecem os mesmos cursos.

Para realizar a inscrição o candidato deve, preferencialmente, ser de baixa renda, já que o objetivo é a geração de emprego para quem precisa. Assim também a indicação de inscrição é feita para estudantes que estejam no penúltimo ou último ano do ensino médio e queira ter acesso à aprendizagem profissional.

Ao pesquisar se o curso que deseja está sendo ofertado em sua região e se preencher os requisitos básicos, você tem totais condições de realizar a inscrição no Pronatec 2018, tendo acesso aos seus benefícios e desfrutando da aprendizagem gerada por este programa.

O Pronatec 2018 é um programa que vem ajudar jovens a conseguirem figurar no mercado de trabalho, mesmo que este esteja conturbado ou lotado. Os alunos vindos deste programa, certamente saem na frente, considerando a qualidade do ensino. Se inscreva e confira.

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Nacional