Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

SAAE de Codó mostra relatório anual de potabilidade, que é uma exigência da Lei Federal 11.445/2007

A Prefeitura Municipal de Codó, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), vem realizando diversos serviços no município para melhorar o atendimento aos codoenses.

Para o Diretor do SAAE, Evimar, está é uma importante conquista para o SAAE, e que consolida todo esforço e dedicação da autarquia em proporcionar melhor qualidade de vida para a população, através do serviço de saneamento básico prestado.

É com grande satisfação que falamos com você através de nosso primeiro Relatório Anual de Potabilidade, que é uma exigência da Lei Federal 11.445/2007, conhecida como Lei do Saneamento Básico e que agora a autarquia SAAE/Codó passa a cumprir.

Estamos marcando o início de um novo ciclo com mais avanço e resultados no Saneamento Básico de nosso município.

Em 1 ano de forte trabalho, gestão transparente e respeito às leis vigentes, conseguimos criar uma imagem valorizada das políticas públicas voltadas para o saneamento básico e qualidade de vida da população codoense. Foram inúmeros desafios encontrados e vencidos. Passamos de uma autarquia deficitária para um órgão sanado e superavitário e com o reconhecimento e confiança da população, através de indicadores de desempenho otimizados, ferramenta de gestão que favorece o controle e transparência dos processos. Uma população bem atendida confia no órgão de saneamento, paga suas contas em dia pois sabe que o dinheiro pago está retornando como eficiente serviço prestado.

A equipe do SAAE/Codó atuou firmemente em todas áreas e níveis de gestão, passando pela infraestrutura e logística, sem esquecer da valorização das pessoas, dos codoenses que fazem desta autarquia, em apenas 1 ano de administração, uma das mais competitivas do Maranhão.

Aproveitamos o nosso primeiro Relatório Anual de Potabilidade – 2017/2018, para fazermos um balanço de nossas ações, avanços e projetos futuros, na busca da universalização dos serviços de saneamento básico para todo o município.

Dentre tantos avanços que conquistamos temos, a discussão e construção do nosso Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que convocou a população para debater e contribuir para com esse planejamento, que o SAAE/Codó é responsável por dois eixos,água e esgoto, e que vai traçar os rumos do Saneamento Básico em um universo de 20 anos.

Não poderíamos deixar de prestar uma justa homenagem a todos que fazem a autarquia SAAE/Codó como também, ao executivo municipal, prefeito Francisco Nagib Buzar de Oliveira, por ter apoiado incansavelmente todos os nossos esforços para alavancar a autarquia SAAE/Codó aos patamares que hoje se apresentam, visando metas mais arrojadas e audaciosas na busca da melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de nosso município.

O SAAE/Codó é associado e alinhado à Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) que defende e apoia fortemente os serviços públicos municipais de saneamento, incentivando e valorizando os gestores públicos em prol da consolidação das políticas públicas nos municípios.

Guarde este material que é fonte de informação, educação, inclusão social, valorização do cidadão e respeito com o meio ambiente. Compartilhe este material com nossos jovens educandos.

Vamos avançar juntos na construção do nosso Plano Municipal de Saneamento Básico.

Agradecemos a atenção,

Eng. Evimar Jean Costa Barbosa – Diretor geral do SAAE.

2 – QUALIDADE DA ÁGUA PRODUZIDA E DISTRIBUIDA EM 2017 – Parâmetros de potabilidade. PLANILHA FORNECIDA PELA EQUIPE TÉCNICA.

3 – AVANÇOS NO SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO.

3.1 – Inauguração do NOVO SETOR DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO – Mais conforto; acessibilidade; móveis e equipamentos novos; valorização dos servidores e usuários; novo sistema comercial; OK

3.2 – Implantação de cloradores nos poços tubulares – Adequação às exigências do Ministério da Saúde quanto aos parâmetros de potabilidade da água; em todos os poços sob gestão do SAAE; (obs: mudar a nomenclatura de implantação para modernização ou outro);

3.3 – Finalização de antiga obra de implantação de reservatórios apoiados – Obra iniciada na gestão 2005/2008, agora concluída pelo atual gestor do município, prefeito Francisco Nagib – OK

Entenda a obra: Os reservatórios estão recebendo água dos poços tubulares que através de gravidade é distribuída para a população. Isto representa a continuidade no fornecimento de água. Antes os poços distribuíam a água direto na rede, em um possível problema em um deles, paralisava o fornecimento para diversas residências. Agora a água é reservada e a paralisação de um sistema não representa desabastecimento para a população, pois os reservatórios recebem água de outros sistemas, com isso há o serviço continuado do fornecimento de água, no momento do reparo em sistema defeituoso não é percebido pela comunidade.

VANTAGENS – Esta obra representa também economia de energia elétrica, menor desgaste dos equipamentos. A energia elétrica e produtos químicos são os maiores ofensores no custeio do abastecimento de água. Essa economia se transforma em melhorias em todo o sistema, ampliação de rede de distribuição e implantação de novos sistemas de abastecimento de água (perfuração de novos poços tubulares).

3.4 – VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES – Um servidor valorizado e respeitado representa um melhor atendimento à comunidade. Foram adquiridos novos Equipamentos de Proteção Individual (EPI); Novo fardamento; Pagamento dos salários em dia; Implantação do Prêmio – Servidor Destaque do ano; Treinamento continuado da equipe. São disponibilizados cursos de primeiros socorros, utilização segura dos equipamentos e de produtos químicos; entre outros;

3.5 – ESTRUTURAÇÃO DA FROTA DE VEÍCULOS – Agora a autarquia dispõe de novos veículos para agilizar o atendimento à população, inclusive retroescavadeira.

3.6 – ESTRUTURAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO – Foram adquiridos novos computadores, notebooks e servidor central para suportar maior carga de circulação de informações na rede interna da autarquia. Evolução da Tecnologia de Informação (TI);

3.7 – INDICADORES DE DESEMPENHO OTIMIZADO – Ferramenta de gestão que otimiza o controle e transparência dos processos. Uma população bem atendida confia no órgão de saneamento, paga suas contas em dia pois sabe que o dinheiro pago está retornando como eficiente serviço prestado; Continuidade e atualização do Programa Água para Todos;

3.8 – NOVO LABORATÓRIO DE ÁGUA – Foi realizada profunda reforma do Laboratório de Água do município. O laboratório foi inaugurado em agosto de 1994, ou seja, há 24 anos, e desde então sofreu pequenas reformas. Desta vez a obra é mais estrutural, passando por todo o revestimento das paredes, substituição de todo o piso, bancadas para equipamentos, implantação de janelas de esquadrias de alumínio, passarela de acesso renovada, dentre outros. Todos os móveis foram substituídos por novos e mais modernos, aquisição de equipamentos novos e substituída toda a vidraria laboratorial. Agora o laboratório de água abriga da Diretoria de Operações.

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local
Tag: