Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Pestalozzi de Codó comemora essa semana a “Semana Nacional da Pessoa”

Deu inicio hoje em Codó a comemoração da Semana da Pessoa com Deficiência, que vai de 27 a 31 de agosto cujo tema é Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas, é a primeira a ser realizada após a entrada em vigor da Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que consolidou essa mobilização anual da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes). A Semana Nacional tem o objetivo de estimular o debate e colocar a sociedade em reflexão sobre a importância da inclusão. A Lei 13.585 é resultado de projeto apresentado na Câmara pelo deputado federal Eduardo Barbosa, que é membro do Conselho Consultivo da Fenapaes.

O tema de 2018 é “Pessoas com Deficiência: Direitos, Necessidades e Realizações”, e por todo país muitos municípios e instituições promovem ações em prol dessa data.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência já vinha sendo comemorada por entidades e associações desde 1964, quando foi criada, como Semana do Excepcional, homenageando o trabalho das Associações de Pais e Amigos do Excepcionais (Apaes). Hoje, está em busca de se tornar uma data oficial, no qual o projeto de lei da Câmara dos Deputados que institui essa Semana Nacional, já está pronto para ser incluído na Ordem do Dia do Plenário do Senado Federal.

Essa semana é marcada por atividades e debates que visam a reflexão. A realidade das pessoas com deficiência é marcada por lutas. No século XIX, por exemplo, as instituições ainda apontavam sob o olhar dos estudos médicos. É no século XX, que a mudança passa pela institucionalização da Educação Especial e a pessoa com deficiência passa a ser vista como integrante na sociedade.

Programação : de segunda a sexta feira à partir das 07:30 da Manhã

Dia 27/08/2018 (segunda-feira

  • Abertura com passeata dos alunos/pais/funcionários  convidados nas ruas do centro de Codó.

Dia 29/08/2018 (terça-feira)

  • Atividades na sede da Pestalozzi com participação dos alunos da UEMA.

Dia 29/08/2018 (quarta-feira)

  • Atividades com os alunos/pais e funcionários da Associação Pestalozzi.

Dia 30/08/2015 (quinta-feira)

  • Escolas convidadas e palestra com o setor de saúde

Dia 31/08/2018 (sexta-feira)

  • Dia de lazer com os alunos/pais e funcionários da Pestalozzi.
 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local