Capitã Francilene de Codó e demais oficiais da V CEGESP da PMMA visitam o Instituto Superior de Ciências Policias da Policia Militar do Distrito Federal

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) oportunizou aos concludentes do V Curso de Especialização em Segurança Pública (CEGESP/2018) uma viagem de estudo à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O CEGESP é fruto do convênio de celebração técnico-científico entre a Polícia Militar do Maranhão, através da Academia de Policia Militar “Gonçalves Dias” e a Universidade Federal do Maranhão.
Assim, a delegação policial maranhense composta por 31 (trinta e um) oficiais concludentes da 5ª edição do CEGESP/PMMA, sob a coordenação de Oficiais Superiores da PMMA, cumpriu nesta terça-feira (11/09) agenda referente ao 1º dia da visita técnica à Polícia Militar do Distrito Federal, onde tiveram a oportunidade de conhecer o Instituto Superior de Ciências Policiais – ISCP.
O ISCP subordina-se ao Departamento de Ensino e Cultura da PMDF e é composto por pró-reitorias de Gestão Acadêmica, de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa, reunindo todos os cursos de formação superior da PMDF, destacam-se nesse contexto a Academia de Polícia Militar de Brasília e o Centro de Aperfeiçoamento e Ensino.
O referido Instituto de Ensino possui nota máxima conferida pelo Ministério da Educação e Cultura e tem como objetivos a capacitação e aperfeiçoamento de seus profissionais e desenvolvimento da cientificidade dentro da instituição. Isto se dá através do estímulo a graduação latu e stricto sensu, à promoção da pesquisa e do desenvolvimento de atividades de extensão voltado às necessidades da sociedade e da própria instituição.
A delegação foi recepcionada pelos anfitriões Cel. QOPM Alexandre Lima Ferro e Cap. QOPM Daniele, que além de apresentar o ISCP discorreram ainda sobre os projetos em andamento na PMDF e os seus desafios, bem como sobre a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO, que atualmente é realizado em todo território do Distrito Federal.
A lavratura do TCO por parte das polícias militares do Brasil, atividade própria de um ciclo completo de polícia, tem se demonstrado uma tendência nacional. Os seguintes entes federativos já realizam a sua operacionalização em diferentes níveis de alcance: RN, PE, AL, SE, GO, MG, ES, MS, SP, PR, SC, DF, RO, CE, PI e TO.

O seu endereço de e-mail não será publicado.