Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Programa Maranhão Verde: últimos dias para inscrição das famílias do Parque Estadual do Bacanga

Fomentar e desenvolver projetos voltados para apoio à conservação e recuperação ambiental. Esse é o objetivo do Programa Maranhão Verde (Lei Estadual nº 10.595/2017), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).  Uma união da conservação ambiental e elevação de renda da população.

O programa já é executado no Parque Estadual do Mirador, por meio do Projeto ‘Berço do Rio Itapecuru’, com a participação de 189 famílias do parque. Agora é a vez do Parque Estadual do Bacanga, com o projeto ‘Floresta Protetora dos Mananciais’, destinado à conservação e recuperação das matas ciliares e áreas de recarga do Parque, com foco nas regiões do reservatório do Batatã e do Rio Prata.

Dessa forma, a SEMA abriu Edital de Chamamento Público de adesão às famílias residentes dentro dos limites do Parque Estadual do Bacanga e/ou em regiões do entorno. As famílias podem se inscrever até dia 16 de novembro, a sede do Batalhão de Polícia Ambiental (Coroadinho) – 8h às 13h – e na sede da SEMA (Calhau) – das 13h às 19h.

A participação das famílias beneficiárias, que recebem a “Bolsa Maranhão Verde”, é uma forma de promover cidadania e melhoria das condições de vida e elevação de renda da população em situação de extrema pobreza, exercendo atividades de conservação e recuperação dos recursos naturais nas áreas contempladas, além de incentivar a participação de seus beneficiários em ações que envolvem capacitação ambiental, social, educacional, técnica e profissional.

As famílias beneficiárias desenvolvem atividades de conservação e recuperação dos recursos naturais, principalmente a produção de mudas e reflorestamento de espécies nativas, em áreas previamente definidas, as quais podem ser: Unidades de Conservação, territórios ocupados por ribeirinhos, extrativistas e comunidades tradicionais, além de outras áreas definidas como prioritárias por ato do Poder Executivo.

Att,

Paula Lima

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Estado

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*