Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Formas em que as grandes cidades podem ajudar a preservar o meio ambiente

Foto Ilustrativa

As cidades grandes só estão aumentando de tamanho em todo mundo e a cada vez mais as pessoas estão vivendo em áreas urbanizadas. Mesmo com todos os benefícios de se morar em uma cidade grande, principalmente quando se pensa em infraestrutura, este movimento de urbanização mundial pode trazer diversos malefícios para o meio ambiente e os ecossistemas da região, por isso é preciso manter uma urbanização sustentável de forma que essas cidades levem em consideração a natureza de forma a reduzir os seus impactos, abaixo mostramos algumas dessas ações que permitem que as cidades grandes sejam mais sustentáveis:

1. Aumentando o número de árvores na cidade

Uma das formas de preservar o meio ambiente é aumentando o número de árvores na cidade. Para isso é preciso investir em campanhas do tipo plante uma árvore ou com projetos que valorizem as áreas verdes, com a reutilização e re-significação dos terraços dos grandes edifícios. Cingapura, considerada a segunda cidade mais sustentável do mundo, tem quase 30% da sua área arborizada.

2. Reutilizando a água de chuva

A água de chuva pode ser utilizada para lavar as ruas, os quintais e até mesmo carros. Além disso, pode ser aplicada para irrigar as plantas. Mais profissionalmente, em processos de diversas fases de construções de edifícios comerciais ou residências..

3. Diminuindo a necessidade de utilizar automóveis

A dependência de automóveis é um grande problema dos centros urbanos, por isso as cidades precisam ser estruturadas de forma a serem espaços de fácil locomoção para meios não poluentes, tais como as bicicletas. Além disso, o transporte público tem que ser amplo, de qualidade e acessível.

4. Diminuindo a dependência de energia elétrica

As cidades grandes sustentáveis também passam a depender menos da energia elétrica, utilizando fontes alternativas, tais como a energia eólica e a energia solar. Essas energias são mais limpas e apresentam os mesmos resultados em questão de fornecimento de energia.Zurique é uma das cidades mais sustentáveis do mundo e o seu maior objetivo é diminuir o consumo de energia elétrica pelos seus moradores até 2050. Outra cidade que se destaca é Viena que tem até mesmo um projeto neste segmento chamado Smart City Vienna.

5. Fornecendo um bom sistema de reciclagem de lixo

O lixo é um dos principais poluentes da cidade grande, por isso saber gerenciar bem os resíduos é fundamental para ser sustentável. O primeiro passo é educar a população sobre a reciclagem e o descarte correto dos diferentes tipos de resíduos.

6. Investindo em produtos e serviços locais

A cidade que valoriza os seus produtos e serviços locais cria um sistema mais sustentáveis, isso porque o transporte de mercadorias gera mais poluentes e também essas mercadorias podem serem realizadas em processos industrializados poluentes. A cidade criando uma valorização da produção local é uma forma de ser mais ambiental e também de olhar para os seus habitantes produtores.

7. Criando parques nacionais

Além de defender a flora é preciso também cuidar da fauna através da criação de parques nacionais com a valorização das espécies de animais que vivem na região. Mesmo em cidades grandes é possível manter viva a relação de homem e animais selvagens, como acontece em Londres, por exemplo, na qual há uma fundação de proteção aos animais bastante ativa e presente dentro dos parques nacionais na cidade.

Essas são algumas das atitudes que os grandes centros urbanos podem tomar para ajudarem os seus meios ambientes com também os animais que vivem neles. O

crescimento das cidades não precisa significar a total destruição da natureza, mas sim um meio híbrido no qual os dois possam conviver de forma sustentável.

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Nacional

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*