Campus Codó tem participação de destaque no II ENARTE

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) campus Codó foi representado com êxito no 2º Encontro de Arte do IFMA (ENARTE), realizado nos dias 06 e 07 de dezembro no Campus São Luís – Monte Castelo, Para abordar o tema “Artes e Culturas: experiências e saberes”, servidores e estudantes de mais de 20 campi participaram com apresentações nas diversas linguagens da arte.

Composta por 25 estudantes do ensino médio/técnico em Agroindústria (regular e PROEJA), Agropecuária, Informática e das licenciaturas em Ciências Biológicas e Ciências Agrárias; a equipe do Campus Codó apresentou os espetáculos teatrais “Incanturias em Cena” e “Ode às Cores”, além de duas comunicações orais, em que os próprios alunos analisaram o processo criativo que culminou nas montagens.

As duas produções surgiram no contexto escolar, mas foram desenvolvidas com metodologias distintas. “Ode às Cores” resulta dos estudos sobre o corpo cênico, realizados na disciplina Arte I, em que os alunos encenam um roteiro sobre homofobia e suicídio, escrito com inspiração no vídeoclip Take me to Church (do cantor irlandês Andrew Hozier-Byrne) e na música Amianto (da banda brasileira Supercombo). Durante a apresentação, nenhuma fala é pronunciada, apenas ações e gestualidades dão conta de envolver a plateia. Já “Incanturias em Cena” parte da pesquisa de mestrado da professora Tissiana Carvalhêdo (Identidade e Memória no processo de criação cênica) e desdobra-se em ações extensionistas de coleta de histórias pelos povoados da região. O público pôde conhecer o personagem “Seu Chico”, narrando histórias dos primórdios de Codó; da época em que o rio e sua gente eram os protagonistas, com seu cotidiano simples, costumes e crenças.

Para o aluno Maikon Costa, “eventos como esse acabam por abrir portas para os estudantes se aventurarem no mundo das artes e conhecerem o que os outros estudantes também estão fazendo”. Além da experiência do ‘estar em cena’, os discentes do campus Codó também puderem vivenciar a ‘apreciação artística’, prestigiando uma variedade de apresentações em música, teatro, dança, desenho, pintura e cinema. Também participaram da oficina cinematográfica de Stop Motion, onde aprenderam como simular o movimento a partir de fotografias de um mesmo objeto; método muito utilizado pela indústria do entretenimento.

ASCOM

O seu endereço de e-mail não será publicado.