Conta de luz terá bandeira tarifária verde em janeiro, sem cobrança de tarifa extra

As contas de luz terão em janeiro de 2019 bandeira tarifária verde, sem custos adicional na fatura para os consumidores.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a cobrança extra não irá acontecer assim como em dezembro de 2018 por causa da estação chuvosa na região das hidrelétricas, principal fonte de geração no Brasil.

Do ponto de vista técnico, a explicação é que houve recuperação do risco hidrológico (GSF) e manutenção do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) em patamar reduzido — sendo estes os dois fatores determinantes para acionar o sistema de bandeiras tarifárias no mês.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica.

A Aneel alerta que, mesmo com a bandeira verde, é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica.

O seu endereço de e-mail não será publicado.