Prefeito Nagib e autoridades dão posse aos novos gestores escolares da rede municipal em Codó

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI), realizou nesta segunda-feira, dia 21, a solenidade de posse dos gestores escolares eleitos e reconduzidos para a rede pública municipal de educação, que aconteceu no auditório multimídia da escola Estevam Ângelo de Sousa. O prefeito de Codó, Francisco Nagib e o secretário municipal de educação, Paulo Buzar deram posse aos sessenta gestores escolares eleitos e reeleitos para o biênio 2019-2020 para atuarem nas unidades de ensino da sede e zona rural.
“É um momento muito positivo e um avanço, principalmente nas políticas públicas de educação, pois aqui implantamos verdadeiramente a gestão democrática. E hoje, todos os gestores que passaram por esse processo, cumprindo a legislação, mostram que estão capacitados e tem a competência e habilidade para realizarem uma gestão de qualidade. São gestores que realizaram seus seletivos e foram aprovados no teste de suas competências e escolhidos pela comunidade. Isso é uma prova de transparência e credibilidade da gestão municipal com a comunidade escolar”, declarou o vereador Pastor Max, líder do governo na câmara.
O processo de eleição dos gestores escolares aconteceu em três etapas: prova de títulos; curso de formação e prova. A terceira etapa foi uma eleição, onde os docentes, alunos e pais puderam votar nos candidatos indicados ao cargo. “O processo seletivo de gestores é relativamente no Brasil. Em Codó, nós optamos pelo processo seletivo, técnico, meritocrático e deliberativo, ao antigo sistema de indicação política, pois é mais democrático e coerente. Isso é um grande avanço e um marco da gestão do prefeito Nagib para o desenvolvimento da educação”, comentou o secretário Paulo Buzar.
Com o novo sistema de escolha, baseado no mérito, capacidade técnica e na democracia, com eleições diretas nas escolas, os eleitos se sentiram com mais liberdade para trabalhar. “É uma honra receber das mãos do prefeito Nagib e do Secretário Paulo Buzar a portaria de gestora eleita, após passar um processo justo, onde todos nós fomos avaliados em três etapas. Um processo democrático e que só enriquece a nossa educação como um todo”. Disse Cintia Wagner, Gestora Eleita do pólo Centro dos Monteiros.
Ao lado da secretária de desenvolvimento social e primeira-dama, Agnes Oliveira, o prefeito Nagib também fez questão de fazer uma homenagem a comissão técnica e de organização das eleições dos gestores, entregando os certificados de honra ao mérito. A posse dos gestores já inicia o calendário oficial da SEMECTI para o ano letivo 2019. “É mais um momento especial, que ficará na vida de todos os gestores, pela sua determinação, força de vontade, trabalho e querer contribuir com nosso município. Fico muito feliz por poder realizar, junto com toda a equipe, o processo seletivo e deliberativo de escolha de nossos gestores. Tudo isso irá se refletir na qualidade do ensino e aprendizagem de nossas crianças e na melhoria da educação de nossa cidade”, finalizou o prefeito.
Ascom -PMC

O seu endereço de e-mail não será publicado.