Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Dr. Wesley Damásio médico Geriatra atende hoje na Clinica Clinicort

Envelhecer de maneira saudável tem sido uma preocupação crescente da maioria das pessoas. Mas você sabe quando é a hora de procurar um Geriatra e como este especialista pode ajudar na saúde do idoso? Segundo dr Wesley Damasio, médico geriatra na Clinica Clinicort, quando a pessoa a partir dos 60 anos deseja se preparar para um envelhecimento ativo e saudável e não dispõe de um bom clínico geral, a busca por um profissional geriatra deve ser a mais precoce possível.

“O geriatra cuida dos aspectos físicos, mentais e psicossociais do idoso. Este profissional deve ser procurado ainda quando forem levantadas dúvidas como: que tipo de médico devo procurar para tratar este sintoma? Ou ainda, “não aguento mais ir a tantos médicos, será que não há um médico que resolva a maior parte dos meus problemas?” Para estas questões a resposta será: Procure um geriatra!”, afirma a médica.

Importante lembrar que a Geriatria abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. O processo de envelhecimento impacta no comportamento do organismo, demandando abordagens diferenciadas, assim como crianças e jovens apresentam especificidades que são tratadas pelo pediatra.

Por isso, a consulta ao geriatra contempla escalas e testes dentro de uma Avaliação Geriátrica Ampla, o que torna a consulta mais demorada. Neste momento é importante que o paciente tire todas as suas dúvidas sobre o que fazer para ter um envelhecimento melhor, mais ativo e com menos limitações. “Normalmente os pacientes têm dúvidas de prevenção em relação a doenças como o câncer, Parkinson e Alzheimer, prática de exercícios físicos e preocupações com a memória“, reforça a geriatra.

Durante a consulta o objetivo do médico geriatra é detectar as incapacidades e fazer o planejamento terapêutico e de reabilitação. O profissional deve focar não só o diagnóstico e tratamento de doenças específicas, mas principalmente a manutenção e recuperação da capacidade funcional do idoso. Muitas vezes o geriatra irá atuar em conjunto com uma equipe multidisciplinar: gerontólogo, enfermeira, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, além das demais especialidades médicas clínicas e cirúrgicas.

Dicas para viver bem durante o processo de envelhecimento

  • Realize consultas médicas pelo menos uma vez ao ano
  • Faça os exames de forma regular conforme indicação do médico
  • Tenha uma vida social ativa, ou seja, mantenha convívio com outras pessoas
  • Seja positivo em relação à vida e a si próprio
  • Mantenha-se fisicamente ativo
  • Ajude os outros (o voluntariado é uma ótima opção)
  • Durma o suficiente para sentir-se disposto no dia seguinte e não cansado ou sonolento durante o dia
  • Desenvolva habilidades para o melhor enfrentamento dos problemas
 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*