Roberto Rocha apresenta ao presidente Bolsonaro propostas para aposentadoria rural

O senador Roberto Rocha levou ao presidente Bolsonaro, na condição de líder do PSDB, estudo feito a meu pedido pela Consultoria do Senado, que mostra o baixo impacto fiscal sobre a economia, das propostas sobre a aposentadoria rural e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), comparando-se ao quadro que teríamos com a manutenção da situação de hoje.

Mostrei ao presidente que para o Maranhão essas medidas seriam trágicas, num estado em que 85% das aposentadorias ativas são na zona rural. A elevação da idade mínima da trabalhadora rural, conforme o texto da proposta, impactaria em valores da ordem de R$ 14 bilhões nos dez primeiros anos, diante de um impacto total que chega a um trilhão e 165 bilhões.

O impacto total das mudanças na aposentadoria + o BPC, nos dez primeiros anos, corresponde a apenas 1,2% do impacto total.

Disse ao presidente que eu não teria como apoiar essas medidas que penalizam especialmente o Maranhão, afetando a dinâmica econômica do Estado, que já é tão débil. O presidente mostrou-se sensibilizado e ficou de reavaliar a medida.

O seu endereço de e-mail não será publicado.