Dieta do limão: como fazer para emagrecer

A dieta do limão é conhecida por permitir um emagrecimento saudável e, por isso, tem atraído diversos adeptos nos últimos anos. Aliás, a perda de peso é somente um dos benefícios desta dieta. Porém, é essencial ter alguns cuidados. A seguir, entenda como é a dieta do limão, quais os cuidados ao realizá-la e os riscos que pode causar para a saúde.

Como funciona

Existem diversos tipos de dietas do limão. Há algumas mais simples que envolvem consumir um limão espremido na água logo após acordar em jejum. Outras consistem em ingerir o alimento espremido na água antes de cada uma das refeições principais. Já alguns métodos orientam que a água em que o limão será espremido esteja morna.

Também há versões mais radicais da dieta do limão em que a proposta é aumentar a cada dia a quantidade do suco desta fruta ingerido no jejum, ao ponto de no 15º dia da dieta a pessoa chegar a consumir 15 limões em 24h!

Além do limão, um ponto em comum entre todas essas dietas é prezar por uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras, proteínas magras e carboidratos complexos e redução na quantidade de calorias ingeridas.

Benefícios da dieta do limão

Dieta do limão emagrece: A nutricionista Rita de Cassia Novais explica que ingerir o limão de manhã em jejum é realmente bom. “Fazer isso 10 a 20 minutos antes do café-da-manhã descongestiona e desintoxica o organismo”.

Combate a gripe:O limão contém uma série de nutrientes que podem combater a gripe comum.

Controla a pressão arterial: É também uma fonte de potássio que estimula as funções nervosas e cerebrais, além de controlar a pressão arterial”, explica.

Reduz a ansiedade e a fome: O limão ainda ajuda a reduzir a ansiedade e a fome por impulso devido à pectina presente nele.

Diminui vontade de doces: Esta fruta também diminui a acidez do organismo. “O limão ajuda a melhorar o metabolismo, contribui para a digestão, principalmente das gorduras, e a água com limão também auxilia na redução da vontade de comer doces”, observa a nutricionista Talitta Maciel, do Espaço Reedução Alimentar.

Queima calorias:A água morna com o limão também pode proporcionar algumas melhorias na saúde. No momento em que é ingerida, aumenta a temperatura corpórea, para equilibrar a temperatura, organismo precisa trabalhar, o que faz com que a queima de calorias seja acelerada.

Auxilia na digestão: O recomendado é ingerir o limão não apenas antes do café da manhã, mas antes das refeições principais. Afinal, no geral é bom para a digestão, pois ajuda na produção de saliva e ácido clorídrico, além de estimular o fígado a produzir a bile que participa da digestão das gorduras, o limão também auxilia na limpeza do organismo ajudando a eliminar toxinas.

Melhora a imunidade: A fruta ainda é rica em vitamina C, grande aliada da imunidade.

Cuidados ao realizar esta dieta

O primeiro ponto é ter consciência de que o limão não faz milagres. Então, não é porque você ingeriu água com limão de manhã que poderá devorar um bolo ou uma alguma fritura. A alimentação balanceada é essencial para o sucesso de qualquer dieta. “Procure sempre seguir uma dieta rica em nutrientes e equilibrada, pois sozinho o limão não vai trazer benefícios algum”, constata Talitta Maciel.

Também é importante conversar com um nutricionista ou nutrólogo antes de iniciar o processo de emagrecimento. Portanto, não abuse da quantidade de limão. Ingerir uma unidade por dia é o ideal, mas a pessoa pode consumir até três diariamente sem complicações para a saúde.

Riscos da dieta do limão

Saiba que o consumo em excesso de limão não irá aumentar seus benefícios, mas sim prejudicará a saúde. “A pessoa pode ter problemas estomacais, gastrites e pode chegar até a uma úlcera com o uso excessivo e repetitivo desta fruta”, alerta Talitta Maciel. Por isso, versões da dieta do limão que envolvem aumentar gradualmente o consumo do fruto ao ponto de ingerir diariamente quantidades iguais ou maiores do que quatro limões por dia não são orientadas.

Seguir uma dieta somente baseada em consumo de limão, pode levar a uma deficiência de nutrientes, fraqueza e até um ganho de peso a longo prazo. Da mesma forma é possível que ocorram problemas cardíacos, renais por deficiência de vitaminas e minerais.

A dieta do limão deve estar sempre associada a alimentação saudável, com introdução de alimentos integrais, pobres em gorduras ruins, sem adição de açúcares, e sempre com acompanhamento de um nutricionista para estabelecer quantidades seguras para ingerir da fruta.

Rita C.Smaziero

Respeito,mas ainda acredito que o melhor mesmo é ter hábitos saudáveis na alimentação,ou seja tudo dentro de um equilíbri,não acredito em dietas milagrosas.
Explo,pessoas dizem que só tomam café com adocante?mas ai,vai e come aqule? com Açúcar.
Sou da opinião,que podemos comer de tudo,desque seja dentro do equilíbrio.
Mas de devemos dar sempre a preferência pelo os alimentos rico em nutrientes mais saudáveis a nossa saúde,com menos corantes e conservantes.
Fica a dica.

Obrigado pela a atenção.
Rita

Rita C.S Maziero

Respeito,mas ainda acredito que o melhor mesmo é ter hábitos saudáveis na alimentação,ou seja tudo dentro de um equilíbri,não acredito em dietas milagrosas.
Explo,pessoas dizem que só tomam café com adocante?mas ai,vai e come aqule? com Açúcar.
Sou da opinião,que podemos comer de tudo,desque seja dentro do equilíbrio.
Mas de devemos dar sempre a preferência pelo os alimentos rico em nutrientes mais saudáveis a nossa saúde,com menos corantes e conservantes.
Fica a dica.

Obrigado pela a atenção.
Rita

O seu endereço de e-mail não será publicado.