Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

A filha de Bita do Barão, Janaína Nonato de Sousa, confirma a morte do pai

Informações repassadas  afirmam que Bita do Barão está recebendo oxigênio nasal em apartamento do Hospital São Paulo e será levado para Codó nas próximas horas em uma ambulância.

”Ele está recebendo cuidados paliativos provavelmente para  ‘descansar’ em casa’, disse uma fonte.

ATUALIZADO ÀS 11H15

O Hospital São Paulo, que fica no bairro de Fátima, na zona Leste de Teresina, informou através de boletim médico, na manhã de quinta-feira (18), que não há nenhum informação que configure que o líder umbandista de Codó, Bita do Barão, tenha sofrido morte cerebral.

PUBLICAÇÃO

O Hospital São Paulo informou que o quadro de saúde de Bita do Barão não sofreu nenhuma alteração à situação de quarta-feira. Bita do Barão está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Paulo, por problemas renais e respirando por aparelhos.

ATUALIZADO ÀS 11H

Filha de Bita do Barão diz que pai vai Codó com toda a estrutura para recuperação de sua saúde

A filha do líder umbandista Bita do Barão, Janaína Nonato de Sousa, disse que uma Junta Médica do Hospital São Paulo vai se reunir e divulgar, na tarde de quinta-feira, um boletim médico com o atual quadro de saúde. Janaína Nonato de Sousa falou que o próprio hospital tomou a iniciativa, com o apoio da família, porque estão espalhando muitos boatos a respeito.

PUBLICAÇÃO

‘Porque estão saindo muitos boatos, estão dizendo que a gente está tirando, para tirar aparelho para levar morrer em casa, então tá saindo muita coisa assim, até porque também compromete muito o hospital, então eles vão fazer um junta médica e vão dá um boletim médico”, declarou Janaína Sousa.

“Muito melhor sair da própria boca dos médicos, sair diretamente deles do que eu falar”, acrescentou. Janaína criticou os boatos que dão conta de que a família está tirando Bita do Barão do hospital para que ele venha morrer em Codó, na sua residência.

Na verdade, disse ela, não é nada disso. “Ele estará sim sendo trazido para Codó, assim que tiver condições físicas para isso, mas aqui permanecerá sob cuidados médicos com uma estrutura montada especialmente para sua recuperação em casa.Nós estamos levando pra casa mas lá ele vai ter todos os cuidados que são necessários”, garantiu Janaína Nonato Sousa.

Mestre Bita e sua filha Janaína Nonato de Sousa

Família prepara transferência de Bita do Barão para Codó

O pai de santo Wilson Nonato, o Bita do Barão, de 110 anos, deve ser transferido, nesta quinta-feira (18) do Hospital São Paulo, no bairro de Fátima, na zona Leste de Teresina, onde está internado há seis dias para tratamento de problemas renais e falhas na memória em consequência de Alzeimer, para o municípío de Codó, no Maranhão, onde atuou como llíder umbandista.

A filha de Bita do Barão, Janaína Sousa, informou que a família decidiu que as pessoas de todo o Brasil podem visitá-lo em vida em sua residência em Codó. A partir da madrugada de quinta-feira nfoim formada uma grande fila na frente da residência de Bita do Barão para vê-lo ainda com vida.


Movimentação começa a ficar intensa na frente da casa de Bita do Barão – Crédito: Acélio Trindade/Portal Meio Norte

 

Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Paulo e os médicos recomendaram que ficasse com a família em sua residência para morrer tranquilo já quer o tratamento seria cada vez mais agressivo e sem resultados positivos a partir da tarde de quarta-feira.

Bita do Barão continua ligado a aparelhos em uma Unidade de Tratamento instalada em sua residência em Codó.

Bita do Barão foi desenganado pelos médicos

O maranhense, Wilson Nonato de Souza, o Bita do Barão, é um dos pais de santo mais conhecidos do Brasil. Com 110 anos (idade informada por sua filha), o estado de saúde do babalorixá foi considerado gravíssimo pelos médicos de um hospital particular em Teresina, onde segue internado.

Familiares do Pai de Santo Mestre Bita do Barão informaram que os médicos não deram mais esperança de uma possível recuperação de sua saúde.

Mestre Bita do Barão está internado há cerca de quatro dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Teresina, capital do Piauí. Ele será levado para Codó na quinta-feira (18) para que possa passar as últimas horas de vida ao lado dos amigos e familiares.

“Quero aqui avisar aos filhos e amigos do Mestre Bita do Barão, que infelizmente os médicos não deram mas esperança de uma possível recuperação, quero avisar quem tiver o interesse de está  com ele com vida que amanhã 18/04/2019 ele já  estará em sua residência em Codó, esperando o chamado de Deus”, divulgou a família, em nota aos veículos de comunicação.

O Hospital onde o pai de santo está internado informou que não está autorizado a divulgar boletim médico sobre o estado de sáude dele.

Os familiares de Bita continuam atualizando as redes sociais e diversas caravanas de vários locais do país já estão se organizando para tentar encontrar o pai de santo ainda com vida.

Janaina Sousa disse que Bita do Barão teve seu quadro de saúde agravado em decorrência de seus problemas renais que vem sofrendo, além de problemas de memória provocado pelo Alzheimer.

Ela informou que os médicos divulgaram o boletim informando que está recomendando que ele passasse os seus últimos momentos com a família, já que a medicina nada poderia fazer, e que seria importante que ele passasse esses últimos momentos com a família em casa. “Os problemas que ele vem sofrendo são renais, doença que ele vinha tratando há um tempo” falou a filha.

Quem é Bita do Barão

Wilson Nonato de Sousa, o Bita do Barão, tem 87 anos, de acordo com sua filha, mas ele mesmo evita falar da idade, porque quanto mais velho o pai de santo, menos poderes ele tem.

Seu apelido foi dado por seu padrinho pelo fato dele ser muito danado, comparado a um bode. Já o Barão ganhou na Umbanda, uma homenagem a Barão de Guaré.

Em 1954 fundou sua Tenda Espírita de Umbanda, Rainha Iemanjá, que recebeu personalidades, entre políticos e artistas.

Seu poder aquisitivo também cresceu e na cidade de Codó e ele mantém projetos sociais, além de festas religiosas que atraem pessoas do mundo todo.

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*