Vereador Pastor Max pede mobilização de autoridades e sociedade em defesa das crianças de Codó

Em razão do significado do dia 4 de abril para a cidade de Codó, o vereador Pastor Max dedicou seu tempo de pronunciamento para alertar as autoridades e sociedade a se unirem em prol da defesa das crianças. O dia 4 de Abril marca no município a luta e o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei n° 1.631, de 18 de abril de 2013, projeto de autoria do vereador, denominado de Márcia dos Santos, data que foi marcada pela triste história. “É um fato que até hoje entristece nossos corações. Desde então, essa data é lembrada e marcada com uma grande mobilização contra a impunidade e a violência Infanto-Juvenil, que infelizmente ainda são registradas no município de Codó. Por isso precisamos reafirmar e fortalecercada vez mais a participação de toda população nessa luta”, preconizou o edil.

Devido ao Conselho Tutelar do município de Codó registrar, só em 2018, inúmeras denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, Max enfatizou que o fato exige da sociedade e autoridades uma grande preocupação e ações imediatas para proteger crianças e adolescentes. Ressaltando que o Conselho Tutelar, o CMDCA, o CREAS, a Secretaria de Desenvolvimento Social, têm lutado constantemente no combate a práticas contra crianças, o vereador declarou que ainda é necessária mais atenção para a triste realidade. “Nós que defendemos as crianças e os adolescentes, bem como seus direitos na construção de uma política pública eficaz, temos procurado dar ênfase a todas alternativas de combate as diversas formas de violência contra as crianças e adolescentes em nossa região. O que observamos com muita tristeza é que a exploração sexual e o abuso sexual infanto-juvenil atingem as camadas mais pobres e marginalizadas das nossas cidades, situações de vulnerabilidade social. Por isso a esperança hoje está em cada cidadão e cidadã”

O parlamentar lembrou que a Constituição Federal do Brasil, em vigor desde 1988, dispõe em seu artigo 227 ser dever indeclinável da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito a saúde, à alimentação, educação, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-las a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. “Todos nós devemos nos mobilizar. Todos nós devemos ser o marco social desta luta. Portanto, quero ratificar o nosso registro e fazer um apelo, para que nos unamos em prol da erradicação desse mal e fortalecer cada vez mais essa data”.

O vereador encerrou sua participação pontuando eventos importantes promovidos pelo município, como a entrega de dos kits didáticos para alunos da Educação Infantil, alcançando vinte três unidades e beneficiando cerca de cinco mil crianças com os kits pedagógicos e o lançamento da 14ª edição da Copa União de Bairros, Conjuntos e Residências, evento esportivo que tem objetivo a integração das comunidades e a revelação de novos talentos.

Asco

O seu endereço de e-mail não será publicado.