Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Morre o ex-piloto de Fórmula 1 Niki Lauda, aos 70 anos

O tricampeão de Fórmula 1 Niki Lauda morreu na noite desta segunda-feira, 20, aos 70 anos. O austríaco convivia com sérios problemas respiratórios desde o acidente que quase tirou sua vida em 1976 e estava internado em Viena em decorrência de complicações desses antigos problemas.

Atualmente, ele era presidente de honra da equipe Mercedes. “Com profunda tristeza, anunciamos que nosso amado Niki morreu pacificamente com sua família na segunda-feira. Suas realizações únicas como atleta e empreendedor são e permanecerão inesquecíveis. Seu incansável entusiasmo pela ação, sua franqueza e sua coragem permanecem um modelo e uma referência para todos nós. Era um marido amoroso e atencioso, pai e avô longe do público, que sentirá sua falta”, disse comunicado publicado pela família.

Em 2018, o ex-piloto passou por um transplante de pulmão e ficou mais de dois meses internados. No começo deste ano, ele passou mais dez dias no hospital depois de ter febre durante as festas de fim de ano. Passou por dois transplantes de rim, em 1997 e em 2005.

Ele conquistou os títulos nos anos de 1975 e 1977 pela Ferrari e em 1984 pela McLaren, o único piloto a ser campeão pelas duas equipes. Disputou 177 corridas na Fórmula 1, conquistando 25 vitórias e 24 pole-positions. Durante a carreira, correu por cinco equipes: March, BRM, Ferrari, Brabham e McLaren.

Em 1976, Lauda sobreviveu a um dos mais graves acidentes da história da Fórmula 1. No GP da Alemanha, disputado em Nurburgring, ele bateu sua Ferrari e teve o corpo coberto pelas chamas. Acabou com vários ossos quebrados, queimaduras pelo corpo e perdeu parte da orelha direita. Batalhou para voltar às pistas e, depois de apenas 42 dias e duas corridas fora, voltou a correr. Naquele ano, foi vice-campeão, perdendo o título para o britânico James Hunt. A história desta temporada foi contada pelo filme Rush.

Lauda tinha cinco filhos: Mathias e Lukas, do primeiro casamento, com Marlene Knaus, os gêmeos Max e Mia, do segundo matrimônio, com Birgit Wetzinger, e Christopher, fruto de uma relação fora do casamento.

Fonte Revista Veja

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Internacional