Sistema Arara Azul – Codó Notícias | O melhor e mais completo site da Região dos Cocais - Blog do Jeferson Abreu, Notícias de Codó e Região.

Quadrilha formada por advogados no Piauí usava aposentados para aplicar golpes em bancos

A operação Coiote, deflagrada nesta quinta-feira (16), investiga um grupo de advogados suspeitos de usar aposentados que haviam feito empréstimos consignados para entrar na Justiça com ações fraudulentas contra instituições bancárias. Os mandados foram cumpridos nas cidades de São Raimundo Nonato, Fartura do Piauí, Bonfim do Piauí, São João do Piauí, Teresina e Dirceu Arcoverde, no Piauí; e em Juazeiro, no estado da Bahia.

De acordo com o promotor de Justiça Rômulo Cordão, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), os suspeitos realizaram milhares de golpes contra bancos. “Um pessoal foi escalado só para verificar o tamanho desse prejuízo”, disse.

O objetivo das ações de busca foi encontrar documentos que confirmassem os crimes. Os promotores agora devem analisar os documentos apreendidos e continuar a investigação. Segundo o promotor Rômulo Cordão, os suspeitos podem responder por crimes como formação de organização criminosa, falsidade ideológica, falsidade material e estelionato.

O golpe

O promotor Rômulo Cordão explicou que os advogados tinham escritórios sediados em São Raimundo Nonato e contratavam pessoas (chamadas de “coiotes”) para encontrar idosos em localidades rurais que tivessem feito empréstimos, e ofereciam o serviço de anular este empréstimo junto à Justiça, e assim cancelar a dívida.

Fonte: G1

Categoria: Polícia

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*