Sargento preso por traficar cocaína também trabalhou nos governos Dilma e Temer

Preso pela polícia espanhola por traficar 39 kg de cocaína, o segundo-sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues fez ao menos 29 viagens no Brasil e no exterior desde 2011, várias delas com presidentes.

Em nota, a assessoria da Presidência afirmou que “o militar não trabalha na Presidência da República e não estaria na comitiva presidencial”. “Ele pertence ao Grupo de Transportes Especiais da Força Aérea Brasileira e exerce função de comissário de bordo”, disse.

O segundo-sargento não tinha cargo na Presidência da República nem estava ligado diretamente com a equipe presidencial de Jair Bolsonaro (PSL), que viajou para o Japão na noite dessa terça-feira (25/06/2019). Em caso de emergência, Silva Rodrigues poderia ser requisitado.

O sargento integrava a tripulação de um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que viajava no reconhecimento prévio da rota da viagem de Bolsonaro para o encontro do G-20 no Japão. Ele foi preso em Sevilha pelas autoridades espanholas.

Manoel Silva também realizou outros 14 roteiros entre 2016 e 2018, durante o governo Michel Temer. Em janeiro do ano passado, por exemplo, Rodrigues estava no grupo que acompanhou Temer na Suíça para o Fórum Econômico Mundial.

Houve também ao menos quatro missões do sargento no governo Dilma Rousseff.  Em 6 de maio de 2016, o militar estava na comitiva da petista em viagem a Juazeiro do Norte (BA) e Cabrobró (PE) para visitar as obras de transposição do São Francisco. Em 2011, o sargento esteve nas agendas de representantes do Itamaraty em Washington, nos Estados Unidos, e Saint John’s, em Antígua e Barbuda, no Caribe.

Em mensagem publicada no Twitter, Bolsonaro disse considerar “inaceitável” o episódio envolvendo o sargento. “Apesar de não ter relação com minha equipe, o episódio de ontem, ocorrido na Espanha, é inaceitável. Exigi investigação imediata e punição severa ao responsável pelo material entorpecente encontrado no avião da FAB. Não toleraremos tamanho desrespeito ao nosso país!”, afirmou.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *