Vereador Pastor Max destaca as inúmeras atividades e avanços na educação de Codó

Em seu discurso para o plenário e para população da cidade esta semana, por meio de transmissão radiofônica, o vereador Pastor Max pontuou inúmeras ações e avanços na educação codoense, a começar pela recente conquista alcançada pelos “Clubinhos” de Robótica do município no Torneio Internacional de Robôs, realizado na capital São Luís na última semana de junho. Foi a primeira participação de alunos do ensino fundamental em um evento internacional de robótica, ficando em 3º lugar na modalidade cabo de guerra. Hoje, a educação de Codó conta com cinco clubes de robótica apoiados pelo governo municipal

“Essa conquista demonstra, sobretudo, que quando o governo viabiliza as oportunidades de acesso, mostra o potencial e a capacidade que os nossos estudantes têm. Hoje isso é realidade em nosso município. Cada vez mais escolas e alunos da rede municipal, em parceria com o IEMA, estão descobrindo a utilização e importância da robótica. Por isso, incluir a Robótica na Educação para o ensino fundamental ajudará a expandir, cada vez mais, os conhecimentos práticos envolvendo as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.É na robótica que os alunos têm a oportunidade de aprender noções básicas de mecânica e eletrônica para poder desenvolver projetos de acordo com sua criatividade”, destacou o vereador.

O valor do incentivo

Com o resultado positivo dos clubes de robótica na competição, o edil aproveitou para destacar ainda mais a importância de incentivos e investimentos na educação dos codoenses. “O brilho e o resultado positivos de nossos estudantes só confirmam a importância do projeto de minha autoria, aprovado na Câmara, criando a Semana Municipal de Ciências e Tecnologias de Codó. Isso nos traz orgulho e fará com que essa política de inclusão tecnológica se fortaleça ainda mais na nossa educação. Porque defendemos uma educação igualitária ao alcance de todos, sem diferenças de acesso. Igualdade de oportunidade. Parabenizo o professor Eduardo Paz, ao professor Geraldo e a professora Raquel Pinho, coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação da SEMECTI, pelo empenho, trabalho e dedicação em prol desses alunos”.

A caminho do ENEM

O parlamentar também deu a devida divulgação ao projeto ‘#Partiu Enem: Terceirão Não Tira Férias!’, uma iniciativa do Governo do Estado, que tem como objetivo dar oportunidade para que estudantes aproveitem as férias reforçando o aprendizado, com foco no conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O projeto é gratuito e em sua segunda edição garantirá aulões preparatórios e uma série de atividades lúdicas e gratuitas para estudantes de todo o Maranhão. “Em Codó, nossos alunos do ensino médio, tiveram a oportunidade de participar desse primeiro momento que aconteceu no auditório da Escola Estevam Ângelo, reunindo mais de uma centena de estudantes. Além dos conteúdos preparatórios com aulas de todos os componentes curriculares do Enem, eles também contarão com uma programação cultural que inclui música, dança, esporte e recreação entre uma aula e outra. Assim nossos alunos poderão disputar em condições de igualdade as vagas do ENEM e outros vestibulares”

Por fim, o vereador arabenizou o lançamento do projeto Escola de Liderança para meninas da Plan em Codó, que tem como objetivo central apoiar o empoderamento das meninas para a prevenção das violências baseadas nas diferenças entre homens e mulheres, desenvolvendo suas habilidades para a vida, seus conhecimentos sobre seus direitos e incentivando sua participação cidadã. “Estatísticas comprovam que as meninas ainda são o público que mais sofre violações e violências em nossa

sociedade. Por isso a importância do projeto, uma vez que essas meninas terão a oportunidade de entender, cada vez mais, seus direitos e sua participação nas mudanças que precisamos, dando total protagonismo e voz a cada uma delas. Finalizo minhas palavras parabenizando a Plan pelo trabalho que vem realizando em nosso município em prol das nossas crianças e adolescentes”.

Ascom

O seu endereço de e-mail não será publicado.