Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Aluna do IFMA participa de programa nacional para jovens líderes

Um líder é geralmente alguém com habilidades de comunicação, capacidade de resolução e personalidade para unir e administrar grupos em prol de um objetivo. E foi pensando em desenvolver essas aptidões que a estudante do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Ana Clara Cavalcante lutou para conquistar uma vaga em um dos programas de formação de liderança mais disputados do país, o ProLíder, promovido pelo Instituto Four.

A aluna estuda no IFMA desde o ensino médio e atualmente é estudante do Curso de Sistema de Informação do Campus São Luís-Monte Castelo. Ela tem construído um currículo de destaque entre os alunos da instituição – já apresentou uma startup na Campus Party, fez intercâmbio na África do Sul, foi semifinalista de uma competição mundial de tecnologia, entre outras experiências. Agora, em 2019, foi a segunda pessoa do Maranhão a ser selecionada para o ProLíder, que está em sua quarta edição.

A iniciativa seleciona estudantes de todo o Brasil com potencial de liderança no futuro e oferece atividades de capacitação. As ações giram em torno do cenário atual brasileiro, junto a grandes referências, com o principal objetivo de criar negócios de transformação que busquem contribuir para o desenvolvimento do país. Desde maio, a estudante do IFMA participa das atividades do programa, que é gratuito. “Eles bancam todo o transporte de todos os alunos que não têm como viajar diversas vezes para São Paulo em um só ano”, comentou Ana Clara Cavalcante.

A participante comenta que por meio do programa teve a oportunidade de entender a realidade de diversos problemas do Brasil, sob a perspectiva de especialistas renomados, além de também ter recebido formações em áreas com as quais tem maior afinidade, como inovação e empreendedorismo. “Penso que a melhor parte do ProLíder seja a diversidade que ele apresenta, não só de conteúdos, mas também de pessoas – formadores, participantes e organizadores. Estou conhecendo e tirando dúvidas com formadores incríveis, mas também convivendo com pessoas inspiradoras e que me apresentam, a cada final de semana, coisas novas e a discussões muito importantes. Ter sido selecionada para o ProLíder foi a melhor coisa que me aconteceu em 2019”, afirmou Ana Clara Cavalcante.

Seleção

A estudante informa que a seleção para o ProLíder tem cinco fases – quatro on-line e apenas a última presencial, em São Paulo (os candidatos que precisam recebem auxílio para participar dessa fase). A primeira fase é um registro no portal Na Prática que conta com três testes (valores, estilo de trabalho e personalidade), um formulário situacional STAR e um vídeo depoimento de até dois minutos. A segunda fase é uma entrevista on-line de aproximadamente trinta minutos com um organizador. A terceira fase é uma resolução de case sobre um problema proposto, e é realizada com um grupo sorteado com pessoas de várias localidades do Brasil. Além disso nessa fase é solicitado uma ou mais cartas de recomendação, uma carta de motivação, o currículo do candidato e uma minibiografia. A quarta fase é uma conversa de alinhamento na qual é avaliado o momento de vida de cada candidato e o alinhamento com a proposta do programa. Por último, há o painel final de seleção, que é uma etapa presencial. O painel dura aproximadamente uma hora, no qual os participantes são entrevistados em grupo pelos conselheiros e fundadores do ProLíder.

Ana Clara Cavalcante explica que gostaria de ver outros alunos do IFMA participarem do programa, nas edições dos próximos anos. “Eles focam em diversidade, então sempre procuram pessoas da maior quantidade de estados possíveis. Gostaria bastante de ver mais pessoas do Maranhão participando, principalmente alunos do IFMA”, disse.

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Nacional