Dono de empresa que patrocina Corinthians e Flamengo é preso pela Polícia Federal

O dono da Universidade Brasil, José Fernando Pinto da Costa, preso preventivamente nesta terça-feira na Operação Vagatomia, é parceiro financeiro de grandes clubes de futebol, como o Corinthians e o Flamengo. A camisa atual dos dois times tem o logo “Universidade Brasil” estampado no ombro dos jogadores.

Resultado de oito meses de investigação, a operação apura um esquema de fraude na concessão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e na comercialização de vagas e transferências de alunos do Paraguai e Bolívia para o curso de medicina na Universidade Brasil, em Fernandópolis, no interior de São Paulo.

Segundo as investigações, “vagas para ingresso, transferência e financiamentos FIES para o curso estariam sendo negociados por até 120.000 reais por aluno”.  Conforme os cálculos da Polícia Federal, 500 milhões de reais em bolsas do Fies e Prouni foram concedidos de forma irregular nos últimos cinco anos.

Costa foi preso em São Paulo e é apontado como o chefe do esquema. Em nota, a PF diz que ele “não só tinha conhecimento como também participava dos crimes em investigação”. Ao todo, a Justiça Federal de Jales (SP) expediu 22 mandados de prisão e 45 de ordem de busca e apreensão. A Justiça também determinou o bloqueio de 250 milhões de reais dos alvos.

Eles são investigados pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas de informações e estelionato. Somadas, as penas podem chegar a 30 anos de prisão.

Costa também teve parceria de mais de um ano com a seleção brasileira de 2017 a 2018.

Fonte: revista Veja

O seu endereço de e-mail não será publicado.