Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Estudante Daniele Silva assume como vereadora no Dia Municipal da Menina em Codó

Na sessão do dia 8 de outubro a Câmara Municipal de Codó ganhou uma nova vereadora: a estudante Daniele Silva, que participou da sessão plenária fazendo às vezes do vereador Pastor Max, ato simbólico e importante como parte do Dia Municipal da Menina, comemorado no dia 11 de outubro. A Lei nº 1.659, de 11 de outubro de 2013, de autoria do vereador Pastor Max, tem por objetivo dar visibilidade e garantir juridicamente o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas em favor das meninas, numa parceria profícua com a Plan Internacional Brasil, que tem se mobilizado e articulado junto a todos os poderes e instâncias a promoção desta data especial.
“Recebemos hoje em nosso parlamento a menina Daniele Silva, que assumirá minha posição em plenário, demonstrando que as meninas do nosso município podem sim ocupar a função que desejarem, porque são meninas. Infelizmente no mundo é evidente o quanto as desigualdades entre meninos e meninas afetam negativamente a vida delas e as colocam em desvantagem em relação aos meninos. Por isso o Dia da Menina é um caminho para garantir e fortalecer políticas públicas que busquem acabar com estas diferenças e mostrar que as meninas tem o mesmo potencial e podem ocupar os mesmos espaços. Parabenizar nossa amiga Karla, Rita, Atalício e toda equipe da Plan pelo trabalho desenvolvido em nosso município.”, explicou o vereador Pastor Max.
Sobre o tema o parlamentar ainda falou: “Apesar dos avanços obtidos pelas mulheres nas últimas décadas, muitas mudanças precisam ser realizadas ainda, pois, infelizmente, muitas mulheres ainda trabalham com a mesma carga horária dos homens e, no entanto, ganham menos. Esse dado não seria só o retrato da injusta, mas serve também para demonstrar o atraso de alguns setores de uma sociedade que não reconhecem na mulher, no sexo feminino, seu devido valor. Elas merecem atenção especial, por parte desta Casa Legislativa e do Poder Executivo, devemos lutar para reduzir a discriminação, a violência e igualar as oportunidades. Mais do que nosso dever, essa é uma questão de justiça! Hoje, elas são maioria do eleitorado e ocupam importantes cargos. Prova disso foi o resultado da eleição do conselho tutelar que por uma grata surpresa elegeu 5 mulheres. Gostaria de parabenizar todas as conselheiras eleitas, os companheiros que apoiaram”.
Garantia dos direitos dos idosos
Outro assunto de grande relevância abordado pelo edil foi a necessidade de se homenagear a garantir todas as políticas públicas necessárias em benefício ao público da terceira idade. “Quero render homenagens a todos os idosos do nosso município que comemoraram o Dia Nacional do Idoso na última semana. Uma oportunidade especial para toda sociedade refletir e discutir sobre um tema tão relevante diante de tantas situações absurdas que ainda acontecem com nossos idosos. Aqui em Codó não é diferente, e foi por esse motivo que também criamos o Dia Municipal do Idoso, para que seja dada atenção ao tema e ênfase nas discussões. Nossos idosos são pessoas que já contribuíram muito e cujas experiências ao longo de suas vidas ainda nos ensinam. Eles merecem todo nosso carinho, amor, atenção, respeito e proteção, enquanto família e membros de uma sociedade que deseja crescer em valores morais e humanos. Portanto devemos reforçar luta contra qualquer forma de discriminação, preconceito, violação, isolamento e a marginalização social que ainda são vítimas muitos dos nossos idosos”.
Segurança pública em Cajazeiras
O vereador também levou ao parlamento a angustia dos moradores do Distrito de Cajazeiras, que estão preocupados a violência ocorrida na comunidade, como o assassinato de um jovem a facadas na localidade. “É a clara demonstração que um distrito do tamanho de Cajazeiras não pode ficar sem policiamento fixo e uma base da polícia. Além disso, muitos outros fatos vêm aterrorizando os moradores da região e causando um sentimento de insegurança e abandono. Trago aqui o pedido de vários amigos e famílias que ali residem que clama mais uma vez por socorro. Estão assustados. Cajazeiras não é uma cidade, mas precisa da atenção do poder público. Conhecemos a dificuldade de contingente policial do nosso município e os esforços que o tenente coronel Jurandir tem feito para manter a segurança num município de extensões tão grandes. Mas precisamos continuar cobrando até que os responsáveis entendam que cajazeiras não é um ponto esquecido no mapa, mas que lá moram cidadãos e famílias que merecem nossa total atenção”.
Obras do governo municipal
O parlamentar encerrou sua fala pontuando sobre ações positivas e obras importantes realizadas pelo Executivo Municipal como: a abertura do segundo acesso do Viaduto Adoaldo Gomes, obra que vai melhorar a vida dos codoenses, facilitando a trafegabilidade de veículos e pedestres no centro da cidade; a entrega da Unidade Básica de Saúde na localidade Palmeira do Norte, agora dia 10 de outubro e Unidade Básica de Saúde da Santana Velha, que será entregue em novembro, além da inauguração da estrada que liga a Lagoa dos Pereiras ao Recreio, no dia 27 próximo, que a tanto anos é pedida pelos moradores daquela região.
Ascom

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local