Unidade Básica de Saúde Antonio Carlos celebra outubro rosa com acoes de prevenção a saúde da mulher em Codó

Na manhã dessa terça-feira, dia 01 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) abriu as comemorações do Outubro Rosa em Codó. O evento foi realizado na Unidade Básica de Saúde Antonio carlos, no bairro Vereda, e contou com a participação das enfermeiras da unidade, que ministraram uma palestra para os pacientes.

A atividade, que também intensificará a realização de consultas e encaminhamentos das pacientes para exame da mamografia, agradou a população. Coordenadora da unidade, Daniele Duarte, ressaltou o valor do evento. “Essa ação é de grande importância para a população, uma vez que também esclarece muitas dúvidas. Um mês é muito pouco, mas ajuda os pacientes com conhecimentos importantes que todos precisam saber”, diz Daniele.

Carla, enfermeira e coordenadora da saúde da mulher, explica sobre a importância dos exames e alertou que, caso se constate algum nódulo, a pessoa precisa procurar uma unidade de saúde mais próxima. ”Todos os postos de saúde possuem enfermeiros e médicos habilitados. É importante que o paciente conheça seu corpo,  que mulheres acima de 40 anos façam o autoexame e a mamografia”, alertou a enfermeira.

O posto foi todo decorado para receber os moradores da região com balões e cartazes informativos. O público ganhou laços cor de rosa, símbolo da campanha, e participou da palestra “O que é o Outubro Rosa” e “Introdução ao Câncer de Mama”.

“É muito importante participar desses eventos. É bom termos conhecimento para aprender a se cuidar. Agradeço ao posto pela oportunidade”, declarou a paciente do posto Maria dos Santos, de 55 anos.

O seu endereço de e-mail não será publicado.