Período chuvoso exige atenção redobrada com energia elétrica

As chuvas se intensificaram no Maranhão. Além das ventanias e temporais, o inverno traz também um alerta sobre segurança com energia elétrica. Afinal, água e eletricidade não combinam e as consequências podem ser graves. No período, aumenta também a incidência de raios que podem causar curtos-circuitos, além de quedas de árvore e postes.

Para o Técnico de Segurança da Equatorial Maranhão, Rogério Farias, é fundamental que a população não chegue perto de situações de risco que envolvam energia elétrica e entre em contato imediatamente com os canais de atendimento da Companhia. “Diante destes fenômenos naturais, recomendamos alguns cuidados preventivos para evitar acidentes envolvendo eletricidade, como não se aproximar de fios ou cabos partidos e não utilizar o aparelho telefônico durante seu carregamento”, alerta o técnico.

Outros cuidados também são relevantes nessa época. Por isso, a Equatorial Maranhão sinaliza ações importantes para evitar riscos de acidentes com a rede elétrica.

  • Evitar manutenção em telhados ou antenas próximas da rede de energia elétrica;

  • Retirar das tomadas equipamentos eletroeletrônicos, como televisão, som, computador e outros quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios. Ao desligar esses aparelhos utilize calçado seco com solado isolante (borracha);

  • Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, permaneça em seu veículo, pois os pneus são ótimos isoladores e dentro do carro você estará a salvo até a chegada do socorro;

  • Caso uma árvore caia por cima da rede de energia elétrica, não se aproxime. Sinalize o local e ligue imediatamente para o 116 e, posteriormente, para o Corpo de Bombeiros

Além de problemas na rede elétrica, as chuvas deixam as pistas escorregadias, o que dificulta o controle do veículo, mesmo em velocidade baixa. Por isso, os motoristas também devem ter atenção redobrada. Em casos de acidentes com postes, em que a estrutura caia sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia.

Seja em casa ou na rua, ações preventivas são sempre as melhores formas de evitar acidentes. Mas em casos de ocorrência, os clientes devem entrar em contato com a central de atendimento, com ligação gratuita, no 116. Os consumidores também podem falar com a Clara, pelo whatsApp, por meio do número 98 2055-0116, quando houver falta de energia.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

O seu endereço de e-mail não será publicado.