Cuidados com energia elétrica devem ser redobrados durante a pandemia do coronavírus

Energia é um item indispensável na vida dos maranhenses, especialmente nesse momento de isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus. A energia elétrica é necessária para que as pessoas consigam trabalhar, entreter as crianças e se manter informado.  E nesse período em que a melhor forma de combater a disseminação da COVID-19 é evitar espaços com aglomeração de pessoas e permanecer mais tempo em casa, é importante seguir algumas dicas da Equatorial Maranhão sobre como utilizar a energia de forma segura para todos.

Para o executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Francisco Ferreira, “‘os cuidados no uso da energia elétrica devem ser mantidos sempre. As suas instalações elétricas devem estar em boas condições. É importante evitar improvisos e ter o cuidado de não ligar muitos aparelhos na mesma tomada, e nem ao mesmo tempo. Lembre-se de não utilizar o celular enquanto o carregador estiver ligado à tomada, ” enfatiza Francisco.

Confira abaixo as orientações para utilizar a energia de forma segura:

 

Água e energia

  • A água e energia não combinam e potencializam o risco de acidentes. Por isso, é importante evitar o contato com equipamentos elétricos com as mãos e/ou pés molhados e realizar consertos em instalações elétricas em locais úmidos e molhados;
  • Para trocar a temperatura do chuveiro é importante que ele esteja desligado e o corpo não deve estar molhado. Além disso, recomenda-se usar calçado de borracha na hora de fazer a mudança;
  • É preciso cuidado em relação a resistências dos chuveiros elétricos. Nunca altere o tamanho nem reaproveite resistências queimadas.

Lâmpadas e tomadas

  • Antes de trocar uma lâmpada, desligue o interruptor. Não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca. Não exagere na força ao rosquear, pois o vidro pode quebrar em sua mão;
  • Atenção ao uso do famoso “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo;
  • Não se esqueça de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à energia. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. Também nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes.

Instalações de antena e reformas

  • Não instalar antenas próximo à rede elétrica, pois há risco de contato na fiação e consequente choque;
  • Ao fazer pequenos reparos, também é necessária atenção e respeitar a distância mínima com a rede da Equatorial. Dessa forma é possível evitar contato acidental de escadas e andaimes com a rede elétrica.

Francisco ressalta ainda sobre o uso racional de energia elétrica. “Lembre-se: é importante economizar energia neste período para não ter surpresas desagradáveis quando a conta chegar”, destaca Francisco.

A Equatorial orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a carga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Maranhão

O seu endereço de e-mail não será publicado.