Hospital Universitário recebe respiradores viabilizados pelo Senador Roberto Rocha

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) recebeu, nessa terça-feira, 2, dez respiradores que vão auxiliar no tratamento de pessoas com a COVID-19. Eles foram adquiridos pelo Ministério da Saúde, com a articulação do Senador Roberto Rocha (PSDB-MA).

Durante reportagem na TV Mirante, nesta quarta-feira (03), o deputado Eduardo Braide (Podemos), que também articulou, no Ministério em favor da liberação dos respiradores para o Maranhão, reconheceu o empenho do senador maranhense, que já tinha viabilizado vinte leitos de UTI para o hospital, dobrando a capacidade para o tratamento de pacientes com Covid-19. Os respiradores destinados ao HU chegariam na mesma época que os leitos, mas, enviados ao governo do estado, tiveram outro encaminhamento, o que impossibilitou o HU de colocar em funcionamento os novos leitos de UTI.

De acordo com a assessoria técnica do Ministério da Saúde, foi possível amenizar a distorção ocorrida, pois a entrega dos respiradores para o Maranhão seria feita por etapas, sendo que, para essa segunda etapa de entregas, os respiradores foram enviados diretamente à direção do HU-UFMA.

O assessor do Senador Roberto Rocha, Pedro Vasconcelos, que o representou, ressaltou a preocupação do parlamentar em lutar para trazer equipamentos úteis para a saúde e equipar as unidades que precisam desses materiais. “O senador Roberto Rocha não tem medido esforços no sentido de que os hospitais sejam equipados, principalmente o Hospital Universitário da UFMA. Ele tem tido muita preocupação com o hospital, em conseguir recursos para que esta unidade de saúde esteja propícia para atender a sociedade maranhense”, destacou.

A Superintendente do Hospital Universitária, Joyce Lages, afirmou que os respiradores representam uma assistência mais qualificada para os pacientes que hoje são assistidos no HU. “Chegam em um momento muito oportuno, considerando que, para a montagem dos 40 leitos de que hoje o hospital dispõe para pacientes com COVID-19, o HU fez remanejamento de respiradores de outras áreas que não foram contempladas e, nesse momento, teremos, com certeza, esse problema resolvido”, afirmou.

O seu endereço de e-mail não será publicado.