Engenheiro Evimar Barbosa compõe comissão para criação do Pré-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru

No mês de setembro o secretário de meio ambiente e defesa civil de Caxias e presidente do Pré-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru, Pedro Marinho, esteve em Codó, reunido com o engenheiro sanitarista e de meio ambiente e candidato a vereador, Evimar Barbosa, e o Diretor do SAAE Codó, Carlos Flávio, para tratar da finalização do documento de consolidação do Pré-Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru.

Os comitês são órgãos colegiados, compostos pela sociedade civil, usuários e poder público, que, após instalação, fazem a gestão das políticas de preservação e recuperação das referidas bacias. É a Lei 8.149/2004 que dispõe sobre a organização dos Comitês de Bacia Hidrográfica.

De acordo com Pedro Marinho A criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru é mais um passo no sentido de organizar a gestão da água. “O Rio Itapecuru é o mais importantes do Estado do ponto de vista do abastecimento de água para as cidades. Quase nada tem sido feito no que diz respeito a gestão da água e preservação desse valioso recurso natural. O Maranhão possui 40% da região nordeste. E nos ainda estamos engatinhando no que diz respeito a gestão de recursos hídricos. Se nós não fizermos um trabalho visando manter a qualidade da água nós não teremos esse recurso essencial no futuro ”, enfatizou o secretário.

São componentes da Comissão que representa o Pré-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru os usuários Evimar Jean Costa Barbosa, engenheiro sanitária a ambiental e ex-diretor geral do SAAE Codó, Sueli Gonçalves da conceição, CAEMA. Da sociedade civil, Joseneide Teixeira Câmara, da UEMA de Caxias, Paulo de Tarso da silva Soares, Associação de Ambientalistas do Mirador. Do poder público Pedro Fonseca Marinho, secretário de meio ambiente e defesa civil de Caxias e Diogo Pereira Varão secretário de maio ambiente de Colinas.

“O Itapecuru é um verdadeiro gigante, com 1.050 km de extensão e passando por 57 municípios, uma artéria que nos une e nos fornece o nosso bem mais precioso: a água. É dos rios mais importantes do nosso estado. Portanto, a criação do Pré-Comitê é urgente e necessário, uma etapa para a criação do Comitê de Bacia, o que possibilitará a elaboração de políticas públicas de conservação e uso sustentável. Tanto a capital quanto inúmeros municípios dependem desse importante projeto”, explicou o engenheiro Evimar Barbosa.

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local