Incêndio atinge várias casas e faz uma vitima fatal na zona rural de Codó

A equipe de serviço foi acionada para uma ocorrência de incêndio em residência. No momento a equipe havia acabado de realizar a captura/resgate de animal silvestre (porco espinho) e estava efetuando a liberação deste animal em seu habitat natural próximo a MA 026 após a Fábrica San Sebastian. Populares de moto informaram que havia próximo ao posto do SAAE um incêndio em residências, onde casas com telhado de palha estavam em chamas. Foi realizado imediatamente o deslocamento para a ocorrência de incêndio em residência, distância de aproximadamente 5km, do local do incidente.

Ao chegar no local foi verificado que 04 (quatro) casas de estruturas de barro com telhado de palha (pau-a-pique ou de barro) estavam em chamas e comprometidas. Então foi contido o incêndio com Armação de Sistema de Combate de 02 (duas) linhas de mangueira, com a técnica de compartimentação setorial por resfriamento, impedindo que as chamas se propagassem para as demais residências na vila do KM12. Após o controle do incêndio no material queimado das 04 casas da parte frontal, foi realizada a técnica de Salvatagem das 02 (duas) casas próximas, parte detrás, com retiradas de pertences domésticos.

Após o controle das chamas, foi feito rescaldo para que o material ainda com temperatura elevada não pudesse realizar a reignição/retorno das chamas. Foi solicitado pela central do quartel do Corpo de Bombeiros Militar à Equipe SAMU, o apoio de 02 (duas) ambulâncias e 01 (um) motolância, mas as vítimas (duas) de choque elétrico, já tinham sido encaminhadas ao hospital por populares.

A equipe de serviço ao chegar no local, recebeu informações de várias testemunhas que o senhor Nelson de Andrade da Silva que veio a óbito  estava mexendo na base da antena da televisão, a qual se encontrava próximo à fiação de alta/média tensão do poste e que acidentalmente a antena encostou na rede elétrica, causando curto-circuito, fagulhas e início de foco de Incêndio no telhado.

A sua vizinha, Nadir da Costa (aprox. 50 anos), foi tentar ajudá-lo e acabou recebendo uma descarga elétrica que lhe causou queimaduras. Essas vítimas já haviam sido levadas ao hospital municipal de Codó por populares. A equipe ainda colheu informações acerca dos nomes dos proprietários das casas acometidas pelo incêndio: Cícero Ferreira da Silva, Antônio Marcos Ferreira da Silva.

Materiais Consumido pelo fogo nas 04 casas da frente: 02 Camas, 01 Estante, Mercadoria com alimentos, sacos de estopa, fogão, 01 rack de metal, 01 armário de cozinha, telhados de palha e paredes (barro-madeira) com risco de desabamento (algumas casas conseguiu ser resguardadas a integridade das paredes).

Foi repassado Pelo Chefe de Socorro os riscos de desabamento e que a área das residências fragilizadas deveriam ficar isoladas para maior segurança.

Equipe de Execução:
a) Chefe de Socorro: 2º Ten BM Wildeni;
b) Comandante de Guarnição: 3° Sgt BM Freitas;
c)Chefe de linha: Sd BM Carvalho;
d) Condutor do AR-56: Sd BM Barbosa;
e) Motorista de ABT10: Sd BM Edimar.

Equipe de Apoio: Carro Pipa da Secretaria de Obras Prefeitura Municipal/Motorista.

Quantidade de Água: 11 (onze) mil litros.

Categoria: Local

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*