Saiba como o convênio odontológico pode te ajudar a ter um sorriso bonito e saudável  

Além dos hábitos alimentares e, principalmente, de higienização bucal, as idas regulares ao dentista são essenciais para garantir dentes belos e saudáveis. Por isso, o intuito deste conteúdo é mostrar como o convênio odontológico pode contribuir para um sorriso bonito.

 

Primeiramente, é preciso entender que a saúde está diretamente ligada à qualidade do sorriso. Assim, manter hábitos saudáveis pode melhorar a vida de uma pessoa em diversos aspectos, incluindo o sorriso e o pleno funcionamento corporal.

 

Para isso, no entanto, deve-se compreender algumas premissas dos cuidados com a cavidade, bem como buscar e compreender as formas que o convenio odontologico atua para ampliar a saúde e bem-estar.

 

Por esse motivo, antes de apresentar o convênio odontológico, abordaremos sobre os cuidados diários que precisam ser realizados adequadamente para promover a saúde, inclusive, demonstrando como o convênio pode contribuir nesse processo.

Hábitos alimentares

Manter uma alimentação balanceada influencia diretamente na qualidade dos dentes e regulação da cavidade oral, bem como para todo o corpo.

 

Por isso, o primeiro cuidado recomendado é que é preciso reduzir ou excluir o açúcar das refeições e evitar ao máximo carboidratos. Isso porque a sacarose alimenta as bactérias presentes na boca, que por sua vez, podem corroer a dentição e torná-la mais vulnerável a doenças.

 

Outros alimentos que é preciso evitar são aqueles que apresentam pigmentação, pois, se forem consumidos com frequência, podem escurecer ou causar manchas nos dentes.

 

Por esse motivo, ao consumir algum desses alimentos, o indicado é que passe uma água na boca após ingeri-lo para limpar os resíduos. Portanto, deve-se evitar:

 

  • ● Café;
  • ● Beterraba.
  • ● Suco de uva;
  • ● Vinho;
  • ● Refrigerantes.

 

Por outro lado, existem alimentos que fazem bem à saúde bucal, são os que são ricos em vitamina D e cálcio, nutrientes responsáveis por nutrir o esmalte do dente.

Com isso, é possível proteger a estrutura e a cavidade de doenças bucais e alterações, como em sua coloração e inflamações.
Outra categoria de alimentos benéficos são as fibras, que funcionam como uma espécie de detergente e escova da boca, pois retiram os resíduos alimentares presos nos dentes.
Nesse sentido, dentre os alimentos recomendados para garantir uma boa saúde bucal são:
  • ● Ovo;
  • ● Leite e seus derivados;
  • ● Couve;
  • ● Espinafre;
  • ● Cenoura;
  • ● Maçã.
Inclusive, para além dos alimentos, a água se mostra um elemento crucial para a plena saúde da cavidade oral e nutrição de todo o organismo.
Por esse motivo, especialistas da área da nutrição e dentistas de convenio odontologico ou particular recomendam que as pessoas bebam em média dois litros de água por dia para que o organismo funcione corretamente, hidratando todos os tecidos.
Além disso, a água contribui diretamente para a produção de saliva, que realiza a limpeza natural dos dentes, e para a regulação do ph da mucosa.
Higiene bucal
O fator crucial para se ter dentes bonitos e saudáveis são as práticas diárias de higiene. Elas são as principais responsáveis por remover as bactérias da boca e os resíduos alimentares.
Primeiramente, a escovação deve ser feita três vezes ao dia, preferencialmente ao final de cada refeição.
Para que isso seja feito de forma correta, deve-se utilizar escovas de cerdas macias e fazer movimentos circulares acima da linha da gengiva e dente, de modo a remover as bactérias desses tecidos.
Após escovar os dentes, também é preciso que se escove a língua em movimentos de vai e vem, finalizando a remoção dos microorganismos, inclusive aqueles removidos dos dentes. Para que a escovação esteja completa, o ideal é que dure cerca de dois minutos.
Seguindo aos cuidados com esses tecidos, deve-se bochechar o antisséptico bucal por cerca de 30 segundos, removendo bactérias mais resistentes ou em locais de mais difícil acesso para a escova e fio dental.
Além disso, o enxaguante age diretamente nos tecidos gengivais, evitando inflamações nessa área.
Por fim, deve-se passar o fio dental todos os dias, pois ele consegue limpar lugares que a escovação não consegue.
Inclusive, cabe dizer que ao recorrer a um plano de qualidade e clínicas odontológicas no decorrer da vida, é possível acompanhar a saúde bucal de forma integral evitando as doenças e promovendo cuidados mais significativos, e até orientações sobre como realizar esses processos de higienização com qualidade e de acordo com a faixa etária do paciente.
Além dessa vantagem, do pleno acompanhamento e orientações, o plano odontológico se mostra fundamental para a saúde e beleza da cavidade de forma ampla. Confira a seguir os motivos para isso.
Importância do dentista e do plano odontológico
Depois de passar todas as práticas diárias primordiais para ter um sorriso bonito e saudável, a função do dentista entra em ação e, com ela, a importância do plano odontologico.
Basicamente, todas as pessoas devem ir ao dentista regularmente, com uma distância de ao menos seis meses entre cada consulta.
Desse modo, o profissional consegue realizar o acompanhamento da saúde bucal de forma integral, removendo o tártaro e realizando uma limpeza mais profunda para ampliar ainda mais a prevenção de doenças bucais.
Além disso, o profissional pode aplicar o flúor na dentição, produto crucial para o combate à cáries, além de fortalecer e nutrir o esmalte dentário, deixando-o mais resistente.
Para a realização das avaliações regulares e para que os procedimentos básicos sejam feitos de forma adequada, promovendo mais saúde bucal, é necessário a visitação ativa a um consultório – o que pode demandar um alto investimento por parte do paciente quando feito no atendimento particular.
Isso porque cada consulta e procedimento tende a ser pago de forma individual, impactando no orçamento, principalmente em tratamentos que são realizados com acompanhamento a longo prazo.
Com isso, se mostra mais viável ter um convênio dentário, já que os valores são pagos mensalmente, permitindo uma cobertura vasta para a realização de diversos tratamentos.
Contudo, além do modelo de plano individual, é importante verificar se o local de trabalho apresenta alguma parceria/contratação com convênio, pois muitos disponibilizam benefícios como o plano odontologico empresarial, que cobre todos os procedimentos básicos.
Independentemente de ser o plano individual, coletivo ou relacionado ao trabalho, há diferentes opções de pacotes de serviço, o que permite a avaliação daquele que melhor se adequa ao orçamento e às necessidades.
Em todos os casos, os planos devem atender qualquer situação emergencial, mesmo que seja necessária uma intervenção cirúrgica, independentemente do tempo de carência.
Vantagens do plano odontológico
Como mencionado, para garantir uma bela dentição, bem como um sorriso mais saudável e harmonioso, consultas regulares devem ser feitas e isso pode ser mais fácil com um plano odontológico.
Confira nos tópicos a seguir as vantagens de contar com um convênio.
Praticidade
Com um plano odontológico, consultar um odontologista e fazer os procedimentos se torna bem mais prático e ágil, sendo muitos processos intermediados pelo convênio.
Além disso, o convênio odontológico proporciona idas frequentes ao dentista, reduzindo o receio de consultórios e procedimentos odontológicos, além de prevenir diversas inflamações – bem como a realização mais facilitada dos procedimentos estéticos.
Nesse sentido, é importante considerar que a contratação de planos deve cobrir consultórios localizados próximos da residência ou percurso realizado para o trabalho, por exemplo.
Ou seja, a clínica precisa estar, ao menos, em local de fácil acesso para facilitar o acompanhamento do profissional.
Afinal, além de dificultar atendimentos mais urgentes, um dentista longe ou difícil de chegar pode desestimular o paciente a se consultar e seguir a rotina correta e regular de cuidados com a saúde bucal.
Tratamentos de qualidade
Com um convenio odontologico empresarial ou individual, é possível ter profissionais mais qualificados e atendimento com tecnologia apurada.
Para essa garantia, no entanto, é preciso que, antes de fechar o contrato com qualquer empresa prestadora do serviço, checar se ela está regularizada na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Isso porque é por meio dos órgãos que se tem a garantia de segurança e qualidade, além de ter acesso aos procedimentos básicos que o plano cobre e seus processos para realização de forma credenciada.
Assim, também será mais fácil o proceder jurídico em caso do convênio não cobrir o que lhe é devido.
Melhora no bem-estar
Garantir um sorriso bonito é salvar o principal cartão de visitas de uma pessoa, aumentando a autoconfiança do paciente para ter relações interpessoais e melhorar a forma de se introduzir no meio corporativo ou escolar.
Além disso, com um plano odonto empresarial ou individual, o usuário consegue cuidar da aparência de seu sorriso, que impacta diretamente na estética do rosto, ao mesmo tempo que cuida da saúde, prevenindo doenças bucais e de todo o organismo.
Cobertura de dependentes
Planos odontológicos geralmente possuem a possibilidade de abranger os dependentes nos atendimentos.
Ou seja, contemplar os familiares nos serviços odontológicos, podendo incluir pais, filhos e o cônjuge, permitindo que eles usufruam do convênio para cuidar de seus dentes com um profissional e adquirindo mais qualidade de vida.
Isso é muito vantajoso para o usuário que contratou ou é contemplado com um benefício de plano odontológico, porque ele não terá de pagar outros planos ou consultas avulsas, o que pesaria consideravelmente em suas finanças.
Além disso, com familiares cuidando de sua saúde bucal, diminui a possibilidade de complicações bucais e, consequentemente, diminui a preocupação, principalmente em relação a situações emergenciais.
Assim, o usuário do plano dentário pode trabalhar e cuidar dos seus afazeres do dia a dia sem preocupação.
Maior acessibilidade aos procedimentos estéticos
Já que o assunto é sobre melhorar o sorriso, a odontologia estética é um recurso muito procurado nas clínicas odontológicas. Isso porque a partir de procedimentos práticos e simples, consegue-se resultados incríveis.
Com o clareamento dental, por exemplo, é possível recuperar a coloração dos dentes, podendo ser feitos até com mais facilidade, como em casa a partir de moldeiras.
A lente de contato dental, outra febre entre os procedimentos estéticos nos consultórios odontológicos, consegue melhorar a coloração dos dentes ao mesmo tempo que alinha o sorriso.
Esses e outros vários procedimentos ortodônticos estéticos, geralmente, não estão inclusos na cobertura de planos odontológicos mais básicos, mas muitas operadoras têm abertura para negociação para realizar o tratamento.
Além disso, os pacotes premium podem incluir esses procedimentos, demandando atenção ao avaliar os desejos e necessidades, comparando os planos odontológicos disponíveis. Outra opção é avaliar a possibilidade de ressarcimento no caso de realizar o tratamento no atendimento particular.
Procedimentos como esses citados são bem práticos, rápidos e trazem resultados notáveis.
No entanto, para a manutenção dos resultados, os clientes também precisam ter atenção aos cuidados de higienização e alimentação diários, que garantem uma boa saúde bucal, bem como realizar os retornos junto ao profissional para avaliação do tratamento.
Diversas modalidades
Para as pessoas que estão buscando o convênio mas ainda buscam aquele que melhor se adequa ao cenário financeiro e de trabalho, há ainda opções para outros modelos como os microempreendedores.
Assim, muitas operadoras visam oferecer diversas modalidades e pacotes de serviço, para abranger todo o tipo de caso, como o plano odontologico para MEI, coletivo, individual e familiar, por exemplo.
A diversidade de modalidades de convênios é muito grande, possibilitando que a abrangência de pessoas com acesso ao serviço com a vantagem de um convênio seja ampliada, democratizando o acesso a atendimento.
Para as pessoas que são colaboradoras de alguma empresa, é completamente natural considerar um benefício como esse, que não tem um custo muito alto para a empresa, para trabalhar para aquela unidade.
Na realidade, é cada vez mais comum as empresas oferecerem plano dental coletivo empresarial para os seus funcionários, complementando seus salários e diminuindo gastos à medida que aumenta a qualidade de vida.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

O seu endereço de e-mail não será publicado.