Estratégias para o Maranhão sair da crise são apresentadas em live do senador Roberto Rocha

Para debater sobre as oportunidades que o Brasil tem para sair da crise e gerar empregos, o senador Roberto Rocha recebeu o gerente de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria-CNI, economista Mário Sérgio Telles, para a sua live semanal “Roberto Bem Perto”, que aconteceu nesta terça-feira, 11, em sua página no Facebook e canal do Youtube.

Com o tema: economia, quando o Brasil vai sair da crise?, o convidado e o senador responderam perguntas de internautas sobre temas como Reforma Tributária, lockdown, auxílio emergencial, geração de emprego, desenvolvimento econômico, dentre outros assuntos de interesses de todos os brasileiros.

Durante a conversa, Mário Sérgio enfatizou a importância da Reforma Tributária para ajudar o Brasil se desenvolver. Segundo ele, com a reforma, o Maranhão será especialmente beneficiado, uma vez que ela propõe a integral Tributação no Destino, o que aumentará o potencial de arrecadação dos Estados menos desenvolvidos.
“A Reforma Tributária vai trazer um benefício muito grande para o Maranhão, que é a Tributação do Destino. Com ele, os recursos para o Estado e as Prefeituras vão aumentar muito. Porém, é preciso saber aplicar muito bem esses recursos para potencializar o crescimento econômico do Maranhão, seja por meio de exportações, incentivo ao turismo, ou mesmo pela exploração da Base de Alcântara”, afirmou.

O senador Roberto Rocha reforçou a fala do economista e acrescentou que o Maranhão tem a maior alíquota de ICMS do Brasil- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.

“Com a ampla Reforma Tributária que estamos promovendo no Congresso Nacional, vamos conseguir desonerar o preço do botijão de gás e de muitos outros produtos e serviço”, disse.

Durante a conversa, Roberto Rocha, mais uma vez enfatizou que o Maranhão não é um estado pobre, mas um estado rico e com muitas possibilidades para se desenvolver.
“O Maranhão é um estado rico, porém com muitos pobres, injusto e desigual. Ele não é pobre, ele é empobrecido. E, para mim, a maior pobreza do Maranhão é a pobreza de espírito público. É a mediocridade da política maranhense que ao longo de tantos anos faz a opção pela exploração política da pobreza. E, nós, queremos fazer, e estamos fazendo, a exploração econômica da riqueza”, disse o senador, citando ainda os muitos ativos econômicos que o Maranhão possui, dentre eles, a Base de Alcântara, o Porto do Itaqui e a ZEMA- Zona de Exportação do Maranhão, projeto de sua autoria, apresentado ainda no início do seu mandato, e que pretende transformar e dinamizar a economia do Estado. Entre outros benefícios, ela vai permitir que empresas nacionais e internacionais recebam incentivos econômicos para se instalar na Ilha de São Luís com a perspectiva de geração de empregos para os maranhenses.

Ao ser indagado por internauta sobre o porquê de o auxílio emergencial estar com valor menor nesta etapa atual, o economista Mário Sérgio respondeu que este ano, o Governo Federal está com mais restrições porque está com mais dificuldades. Ele esclareceu que, só em 2020, foram gastos mais de 300 milhões de reais com este auxílio.

“Diferente do que aconteceu no ano passado, o auxílio emergencial veio menor este ano porque, apesar das dificuldades das famílias brasileiras, as restrições também são menores e alguns membros estão conseguindo gerar renda sem o fechamento total da atividade econômica, como tivemos no ano passado”, esclareceu.

Já o senador Roberto Rocha explicou que só o Programa Bolsa Família gasta, por ano, uma média de 33 bilhões de reais, e o auxílio emergencial custa 40 bilhões de reais por mês. Em sua análise, o Governo Federal não tinha condições de fazer além do que foi feito. Porém, ele apresentou uma alternativa que vai beneficiar os brasileiros com baixa renda.

“Estamos na expectativa de votar o único projeto que eu conheço que cria receita em meio à pandemia. É o projeto que atualiza a avaliação patrimonial do imposto de renda. Esse projeto vai nos propiciar o anúncio de, até o fim do ano, obtermos benefícios para a população mais vulnerável como, por exemplo, a ampliação do Bolsa Família. É esse o desejo do presidente. É esse o nosso desejo”, afirmou.

Ao longo da transmissão ao vivo, Roberto Rocha explicou que já apresentou inúmeros projetos no Senado Federal para ajudar a alavancar a economia maranhense. Entre esses projetos, ele citou o que cria o Fundo de Compensação Social para o Maranhão. O objetivo é assistir — por meio de programas de desenvolvimento econômico — as populações das comunidades quilombolas, de quebradeiras de coco babaçu e dos demais grupos típicos do estado. O fundo vai se abastecer de recursos da lei orçamentária anual; de doações públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras; do rendimento decorrente da aplicação do patrimônio e ainda de 3% da arrecadação da administração federal com o uso do Centro de Lançamento de Alcântara.

“De tudo o que for investido lá, nós vamos tirar 3% para investir no patrimônio material e imaterial de Alcântara e do Maranhão. Vamos investir no nosso povo e fazer com que ele seja sócio das suas riquezas”, disse o senador maranhense.

A live Roberto Bem Perto também foi transmitida por 48 veículos de comunicação entre rádios, TVs e Portais.

A íntegra da transmissão pode ser acessada no Facebook e canal de YouTube do senador Roberto Rocha.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *