Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Falta de medicamentos em postos de Codó vira drama para a população: ‘Temos direito de receber os remédios’

Para um jornalista, uma das pautas mais fáceis de serem realizadas é aquela que aborda a falta de medicamentos em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) . É impossível não encontrar um personagem que já tenha sofrido com a falta de medicamentos ou, pelo menos, tenha um parente que passou por tal situação.

Na UBS Vila Camilo, por exemplo, a aposentada Deuzélia, aparece com um ar típico de alguém que recebeu algo, mas saiu frustrado. Dos cinco remédios solicitados na receita, ela deixou o local com apenas dois.

— É terrível sair sem receber o remédio. Os preços dos medicamentos  subiram e até os mais acessíveis, com descontos, estão ficando difíceis de serem adquiridos. É tudo uma ilusão.

As queixas se espalham por todas as UBSs. Neste ano, já foram constatadas faltas de medicamentos em todas as UBSs, como as da Vila Camilo,Silva Santos,Maria das Neves,Borborema. Nesta última, a apostentada Aparecida de Freitas, 68 anos, acumula decepções porque, em muitas ocasiões viu, do balcão, a atendente dizer que algum medicamento não estava disponível.

— É frustrante chegar a um posto à procura de medicação e não encontrar. Temos o direito de receber a medicação. Meu deslocamento é grande,não  moro perto do Posto. Às vezes encontro, mas não é raro voltar sem aquilo que preciso.

— Temos o direito, pagamos e infelizmente o prefeito não está abastecento as UBSs. Nesta semana recebi alguns remédios, mas não todos. Na semana passada não tinha recebido nenhum.

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local