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PROJETO CODÓ QUE EU AMO

No dia 27 de abril de 2019, em meio as comemorações do Aniversário da cidade de Codó, realizamos o PROJETO CODÓ QUE EU AMO, com a temática “O BAÚ DO JOÃO”, com o intuito de aproximar os estudantes da Escola Municipal Senador Alexandre Costa através da aula de História ministrados pela Profa Me. Joana Batista de Souza e o diálogo com passado da cidade em que impulsiona a dinâmica do ensino aprendizagem com o tempo atual na tentativa de proporcionar a formação da consciência histórica dos alunos fazê-los conhecer a História local.

O objetivo do projeto foi proporcionar aos estudantes conhecer a vida e a obra do escritor codoense João Batista Machado em especial seu livro mais famoso Codó, Histórias do Fundo do Baú”, resultante do mérito e expertises do autor com a pesquisa histórica local.

Em parceria com o Programa de Iniciação à Docência-PIBID/UFMA CODÓ e os Professores da escola, gestores e colaboradores, desenvolvemos esse projeto como parte das comemorações alusivas ao aniversário de 123 anos de Codó em 2019.

Realizamos a leitura com os alunos da obra o Fundo do Baú, na oportunidade discutimos sobre a História de Codó através da escrita do autor. As ações educativas tiveram o sentido de ampliar o conhecimento dos alunos sobre a cidade. Inicialmente, dentre as ações que foram trabalhadas, a princípio realizamos uma visita a casa do escritor para conhecermos mais o João Batista Machado, na ocasião pelo Professor Jefferson Alves filho do escritor, onde nos mostrou a casa, os escritos guardados e inéditos, sobretudo as memórias, a delicadeza, humildade e idealismo que fez de João Batista Machado um grande mestre e memorialista das histórias codoenses.

Na segunda parte da pesquisa, socializamos no pátio da escola com a comunidade escolar através da encenação de uma Peça Teatral intitulada “O nascimento de uma cidade”, ressaltando o movimento da chegada do padre português João Villar e o encontro com os indígenas, e início da colonização de Codó.

Apresentamos ainda uma montagem da Bandeira de Codó, na qual os estudantes relacionaram historicamente cada parte do brasão com os seus respectivos significados. Identificamos também no livro sobre a cultura codoense e apresentamos essa relação da cultura de matriz africana que representa a cidade. O auxílio dos bolsistas do PIBID, foi fundamental na elaboração de maquetes para percebemos a relação da cidade com a construções arquitetônicas, praças e ruas descritas no livro “Codó, Histórias do Fundo do Baú”. Para finalizar o projeto os alunos recitaram poesias, músicas produzidas pelas turmas da Escola.

Transpor os muros das escolas e da sala de aula significa dar um passo em direção à realidade, mostrar aos alunos a cidade e as história em torno dela, que venha possibilitar aos mesmos outro debate, além dos conteúdos de História discutidos nas aulas, contribuindo, dessa forma, para a melhoria do ensino da disciplina na escola básica, uma vez que a mesma carece de novas metodologias, práticas pedagógicas, investigação, pesquisas de campo, entre outras, que estimulem novos caminhos para o ensino, na medida que eles possam tornar significativo o que aprendem ao relacionar com os conteúdos de História com o estudo das experiências vividas.

Nesse sentido a Escola Senador Alexandre Costa busca uma educação voltada para a conscientização dos sujeitos sobre os valores culturais e identitários provenientes das escolas, como lugares socialmente produzidos principalmente na formação das identidades e preservação do Patrimônio Histórico cultural do lugar onde se vive.

Codó, 16 de abril.2021.

 Profa. Mestre Joana Batista de Souza

É Mestre em Ensino, História e Narrativas pela UEMA (2016). Especialista em Teoria e Metodologia da História pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Possui Graduação em Licenciatura Plena em História pela UEMA (2006).É Professora efetiva da rede pública municipal, Nível Fundamental em Codó- MA, atuando na Escola Municipal Senador Alexandre Costa desde 2010. É Professora Substituta da Universidade Estadual do Maranhão- Campus Caxias.

 É Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UFMA/CAPES- Campus Codó/Biênio 2020/2022.É pesquisadora na área de História, com ênfase nos seguintes temas: Patrimônio, Educação patrimonial. poder, imagem, memória, cidade, ferrovia.

É membro do Grupo de Pesquisa Histórias do Maranhão e Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias-IHGC.

 
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Categoria: Local