Unidade da Escola Cívico-Militar será implantada em Peritoró

Uma parceria entre o Governo do Estado, Polícia Militar do Maranhão e a gestão O Progresso Chegou tornará possível o sonho da implantação de uma unidade da Escola Cívico-Militar em Peritoró. Na última segunda-feira (17) o prefeito Dr. Júnior recebeu a visita de representantes do Comando da Policia Militar do Maranhão na Escola Mãe Dona, unidade escolhida para abrigar a Escola Militar. Na ocasião estiveram presentes Ruy Fernandes Rodrigues Júnior, Coronel da Polícia Militar e Diretor de ensino da Polícia Militar do Maranhão, Joelson Sandes Sipaúba, diretor do colégio Militar Tiradentes IV Caxias, Flávio de Carvalho Ramos, diretor adjunto do colégio Militar Tiradentes IV Caxias.

As escolas cívico-militares são uma mescla entre a escola tradicional e a escola militar. Na primeira, a gestão é feita por pedagogos e por outros profissionais da área de Educação, já na segunda, a gestão fica sob a responsabilidade apenas dos militares. “Esse sonho é do nosso prefeito Dr. Júnior, que nos chamou hoje aqui para apresentar a Escola que passará a ter educação militar, isso será um novo momento na educação do município”, enfatizou o secretário de educação de Peritoró, Professor Jhonadson.

No modelo da escola cívico-militar, a gestão é compartilhada entre a Secretaria de Educação e a de Segurança Pública, de modo que a gestão pedagógica fica sob a responsabilidade de pedagogos e profissionais de Educação, enquanto a gestão administrativa e de conduta ficam com os militares ou profissionais da área de segurança. “Agradecemos essa iniciativa do poder municipal, iniciava que irá beneficiar centenas de jovens peritoroenses. Eles terão a oportunidade de ter essa Escola que está dando certo onde já foi implantada”, disse o comandante Ruy Fernandes Rodrigues Júnior, Coronel da Polícia Militar e Diretor de ensino da Polícia Militar do Maranhão.

“Hoje é um dia muito especial para nós peritoroenses, com ajuda de nosso governador Flávio Dino, que está tendo um olhar carinhoso com o nosso povo, juntamente com Jefferson Portela, nosso secretário de segurança, com Ruy Fernandes Rodrigues Júnior, Coronel da Polícia Militar e Diretor de ensino da Polícia Militar do Maranhão, Joelson Sandes Sipaúba, diretor do colégio Militar Tiradentes IV Caxias e toda sua comitiva, com nosso comandante Emberg, que está trazendo para a gente uma realização de um sonho. Hoje não estamos mais planejando, estamos concretizando, por isso agradeço ao nosso governador”, declarou o prefeito Dr. Júnior.

Asscom – PMP

Reinaldo Bezerra

As escolas cívico militares são geridas em sua divisão, por militares da reserva do exército, os colégios militares, nos moldes dos já existentes, ficam por conta das Polícias Militares. Aí, fica a dúvida, qual será de fato a criação? Do Colégio Militar ou Escola Cívico Militar?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *