Codevasf autoriza licitação para elaboração de projeto da ponte sobre a Baía de São Marcos em São Luís

Veja o projeto da ponte sobre a Baia de São Marcos:

 

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, divulgou no dia 1º de junho, um aviso que autoriza a licitação para contratação de empresa especializada que irá elaborar o estudo de viabilidade técnica do projeto básico de engenharia para a construção da transposição da Baía de São Marcos, que é um sistema viário São Francisco – Bonfim – Itaqui em São Luís.

A construção da ponte estaiada é uma iniciativa do senador Roberto Rocha. Segundo o parlamentar, ela terá 2,7 km de extensão, sendo três vezes maior que a Ponte José Sarney. Só o projeto básico está orçado em R$ 14,9 milhões e incluirá vias de acesso com infraestrutura completa que contempla seis faixas de tráfego; duas faixas para VLT, ciclovias, passeios e uma avenida de contorno ao bairro Anjo da Guarda até a Avenida dos Portugueses.

A expectativa é de que a ponte sobre a Baía de São Marcos impulsione a mobilidade e o desenvolvimento de toda a região do eixo Itaqui-Bacanga, cuja população está estimada em 250 mil habitantes. A região abriga cerca de 60 bairros, organizados em microrregiões, além de grandes empresas e organizações como a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, o Porto do Itaqui e a Vale.

Em entrevista para o jornal Bom Dia Mirante, da TV Mirante, nesta sexta-feira (11), o senador Roberto Rocha destacou que esse é mais um projeto estruturante que está sendo viabilizado pelo seu mandato no Senado. Ele disse, ainda, que já trabalha nesse projeto há cerca de dois anos.

“Nós não podemos pensar em obras sem ter projetos. Não existe hipótese de construir uma obra de infraestrutura, sem que antes seja elaborado o projeto básico. E essa é uma obra extraordinária, que já estamos trabalhando há cerca de dois anos. A região do eixo Itaqui-Bacanga, atualmente, tem uma população maior que Imperatriz. Por que não podemos pensar em fazer uma ponte desse porte na Ilha de São Luís, ligando essas regiões tão importantes, e que trará um estímulo enorme à economia local?”, indagou o parlamentar maranhense.

*Obras na Lagoa da Jansen*

O senador Roberto anunciou que no segundo semestre deste ano, serão iniciadas as obras de revitalização ambiental da Lagoa da Jansen, em São Luís. Segundo ele, só a primeira etapa terá um investimento de mais de R$ 250 milhões. De acordo com o senador, todo o lixo que tem na Lagoa será retirado e colocado dentro de ecobags, que serão envelopados e destinados a um aterro sanitário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.