LAVA DA ERUPÇÃO DO VULCÃO EM LA PALMA AVANÇA PARA O MAR

Rios enormes de lava se movem lentamente em direção ao mar nesta segunda-feira depois que teve início ontem a erupção do vulcão em La Palma, nas Ilhas Canárias. A lava destrói tudo em seu caminho e já atingiu mais de uma centena de casas e prédios, além de estrutura de energia elétrica e de telecomunicações. A previsão do observatório local é que a lava alcance o oceano na tarde de hoje.

A erupção começou ontem na ilha de Palma ao longo de uma crista chamada Cumbre Vieja, onde duas fissuras expeliram magma vermelho que iluminaram a noite na região.

Os cientistas vinham monitorado a área nos últimos dias em meio a um aumento de pequenos terremotos, e as autoridades evacuaram cerca de 5.500 pessoas.

O vulcão está emitindo de 6.000 a 9.000 toneladas de dióxido de enxofre (SO2) por dia e formou uma parede de lava com altura média de seis metros que avança a 700 metros por hora.

As autoridades disseram às pessoas em áreas onde a cinza vulcânica estava caindo para ficarem em ambientes fechados com as portas e janelas fechadas. A lava invadiu a cidade de Los Llanos de Aridane, que fica perto do vulcão. A prefeita disse que uma torrente de lava de seis metros de altura “está consumindo casas, infraestrutura e plantações em seu caminho para a costa”.

Os cientistas que monitoraram a lava mediram uma temperatura de mais de 1.000ºC. Ao atingir o Oceano Atlântico, o material incandescente de origem vulcânica deve trazer explosões e nuvens de vapor ácido. A navegação mercante foi interrompida em torno de La Palma. Os cientistas dizem que os fluxos de lava podem durar semanas ou meses. A erupção abriu duas fissuras, separadas por cerca de 200 metros. O governo espanhol analisa a possibilidade de envio de algum tipo de material e pessoal especializado em gases, caso seja necessário. A Marinha está preparada para fazer resgates a partir do mar.

A erupção deste domingo é a primeira em La Palma desde outubro de 1971, quando o vulcão Teneguia expeliu lava durante três semanas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do Arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com a África, dista 100 quilômetros do Marrocos. As Canárias estão a 460 quilômetros da ilha da Madeira, em Portugal, e a 1.428 quilômetros da Ilha do Sal, em Cabo Verde.

O cenário de abertura de novas fissuras eruptivas é possível. A superfície continua a inflar e se deformar, o que é um sinal de que mais magma está sendo armazenado no subsolo e pode irromper na superfície. Os especialistas dizem que os caminhos existentes não são grandes o suficiente e que o vulcão pode optar por aumentá-los ou criar novos com aberturas de mais fissuras.

atividade vulcânica na parte Sul da ilha de La Palma já dura pelo menos 125.000 anos e formou o vulcão conhecido como Cumbre Vieja, ou também simplesmente como Dorsal Sur. Apesar de serem estruturas diferentes, o Cumbre Vieja pode fazer parte do vulcão Taburiente. O Cumbre Vieja entrou em erupção em 1971, 1949, 1712, 1677, 1646 e 1585.

É o vulcão mais ativo das Ilhas Canárias. As erupções ocorreram em intervalos de 20-60 anos. Exceção foi a notável dormência de 237 anos entre 1712 e 1949. Cientistas especulam que a enorme erupção de seis anos na vizinha Ilha de Lanzarote, em 1730, induziu a longa dormência em Cumbre Vieja de mais de dois séculos até 1949.

Poe MetSul

O seu endereço de e-mail não será publicado.