Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Quando for a Timbiras não esqueça de degustar o “Mocotó Belga” o melhor da cidade

A culinária maranhense é uma das melhores do Brasil, tipicamente Nordestina, são guloseimas que dão água na boca. Vários pratos típicos da Região como ” GALINHA CAIPIRA, PATO NO LEITE DE COCO, FEIJOADA, BODE NO LEITE DE COCO, SARAPATEL DE PORCO, BUCHADA DE BODE, CARNE DE SOL, CAPOTE NO LEITE DE COCO, PEIXADA DENTRE MUITAS OUTRAS.

Mas o que muitos não sabem que existe um tal de MOCOTÓ BELGA, isso mesmo a tradicional PANELADA para os mais conhecidos. Mais porque e o que tem haver o nome com o país da Bélgica?

A história é simples, o repórter e blogueiro de Timbiras Silvio Ramon, abriu um bar a uns anos atrás com sua esposa, e para servir os clientes a cerveja gelada, tinha opções de vários tira gosto como por exemplo: Carne de Sol, Fígado acebolado, caldo de ovos, feijoada, peixe frito e a famosa panelada ou seja o MOCOTÓ BELGA.

BATIZADA POR MOCOTÓ BELGA

O nome foi batizado através de um cliente Belga, isso mesmo o Belga Jefersson, que era casado com uma timbirense, provou da panelada em vida e gostou, ao ser perguntado pelos donos do estabelecimento o que ele tinha achado do Mocotó, ele simpaticamente respondeu em um sotaque brasileiro, “Um bom o MOCOTÓ BELGA”.

Dai o Ramon teve a ideia de batizar o prato carro chefe do bar e ficou até hoje conhecido em Timbiras e em cidades vizinhas como Mocotó Belga.

Para se ter uma ideia, muitos clientes ao fazerem o pedido via WhatsApp, perguntam logo se tem o “BELGA”, em referencia ao prato típico. Rosana Emanuela é quem prepara a guloseima que hoje é febre na cidade, ela não escondeu o jogo e disse que cada uma pessoa tem seu dom e seu jeitinho de temperar, e revelar que não vai uma gota de óleo na panelada, o óleo que tem são os dos pés e mãos do gado, e que o segredo está no amor em cozinhar, pois você tem que está de bem com a vida e boa de saúde, pois às vezes quando estou me sentindo doente nem faço questão de fazer o Mocotó Belga, revelou, a cozinheira ao nosso blog.

Em memória e gratidão, ao nosso amigo Jefersson o BELGA mais timbirense de todos, que veio a óbito no ano passado, e hoje temos a honra de por o batismo do MOCOTÓ BELGA.

Então ao visitar Timbiras, faça seu pedido de reserva do Mocotó Belga através do WhatsApp (99) 9 81023790 ou (99) 9 84992938 e (99) 9 81561810.

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Local