Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Antônio Blecaute Costa Barbosa toma posse como imortal na Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Artes

Tomou posse na última quarta-feira (20), o novo imortal da Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Artes (AICLA) Antônio Blecaute Costa Barbosa, ocupando a cadeira de número17. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenção Henrique Eventos, em Itapecuru Mirim-MA. Em noite de fardão e foto oficial, os imortais se reuniram para receber o novo acadêmico, seguindo a tradição que completa uma década.

O Novo Imortal

Antônio Blecaute Costa Barbosa, filho de Evilasio Barbosa e de Maria Lopes, esposo de Lucíola, pai de Ives e Iury, o novo imortal da Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Arte, desde cedo ajudava nas despesas domésticas, pelo grande senso de responsabilidade. Iniciou os estudos e os finalizou em escola pública. Como aluno exemplar, logo se tornou professor de escola pública Professor Newton Neves, em Itapecuru Mirim. Construiu vasto currículo, formou-se em Ciências Contábeis e Direito e iniciou sua carreia de funcionário público muito novo, como auditor da Secretaria Estadual de Fazenda e depois no Banco do Brasil, onde chegou superintendência da instituição. Hoje Antônio Blecaute é conselheiro substituto no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão e Professor Doutor da UEMA.

Autor do livro A Legitimidade do Gasto Governamental no Brasil, Antônio Blecaute prepara para o ano que vem um novo e denso livro, que trata dos mecanismos orçamentários dos municípios brasileiros. “A Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes constitui uma instituição cultural que tem papel fundamental na tarefa de manter vivos os diversos saberes produzidos no município. Estão contemplados nesses saberes aqueles decorrentes da ciência, da literatura e das artes, em todas as suas manifestações… fazer parte dessa missão institucional é um privilégio indescritível e uma responsabilidade imensa. Estou feliz por isso”, declarou o acadêmico.

Presente na solenidade, o engenheiro sanitarista e vereador Evimar Barbosa, falou sobre a importância do momento e da referência do irmão Antônio Blecaute Barbosa em sua trajetória profissional e como cidadão. “É um momento impar e uma justa homenagem a um cidadão, pai de família e profissional exemplar. Um cidadão que levou consigo e que honrou os valores familiares transmitidos por nosso pais, um jovem que logo cedo percebeu que a educação e a erudição são as grandes ferramentas de transformação social e de construção de uma vida digna, transformando seu vasto currículo e seus conhecimentos em serviços prestados para nossa sociedade. Meu irmão sempre foi uma grande referência para todos em nossa família. Parabéns a todos. E que possamos incentivar as atividades nas Academias Municipais de Ciências Letras e Artes em todo Maranhão”, concluiu Evimar Barbosa.

 
Acompanhe o Codó Notícias também pelo Facebook , YouTube e Instagram.
Categoria: Estado