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Descubra como o Comportamento do Consumidor pode te ajudar a conquistar o mercado em 2022!

Com o início do novo ano se aproximando cada vez mais, é hora de começar a pensar em estratégias que possam te ajudar a crescer.

Uma rápida busca na internet é capaz de te fornecer inúmeras possibilidades para isso. Contudo, de nada adianta escolher boas estratégias de marketing para serem aplicadas senão sobre qual é a ideal para o seu público.

Para além das mais populares formas de conhecer os clientes de uma empresa, como a segmentação de mercado ou a persona, saber como o consumidor age é a carta na manga para quem quer acertar de primeira.

Assim, vamos saber tudo o que precisamos sobre o Comportamento do Consumidor e como essa estratégia de gestão dos clientes pode transformar uma empresa em líder de mercado!

O comportamento do consumidor moderno

A forma como consumimos mudou muito, em especial, nos últimos anos. Prova irrefutável disso é o grande crescimento dos e-commerce nos últimos anos, impulsionados com a pandemia de COVID-19.

Desse modo, vem sendo um pré requisito para as empresas que desejam se manter ativas e fortes no mercado, acompanharem essas mudanças e se adaptarem a uma jornada de consumo majoritariamente online.

Para que entenda como essa mudança se reflete na forma de comprar dos clientes, vamos a uma comparação!

Imagine que você é um consumidor em plena década de 1990 e deseja comprar uma televisão. Suas opções de escolha desse item se restringem geograficamente, de modo que sua pesquisa de modelo e preços dos produtos se restringe a sua localização geográfica.

Se essa mesma necessidade de consumo surgisse em um cliente nos dias de hoje, ela seria facilmente resolvida com alguns simples cliques em um smartphone. A ideia de “dar um Google” nunca foi tão importante para o mercado.

Além do mais, sem mais barreiras geográficas o impedindo o público pode comprar de lojas do outro lado do mundo facilmente. Para os clientes, isso é uma grande e proveitosa vantagem, já que têm mais opções de escolha.

Para as empresas, isso significa um aumento na concorrência, mas também uma grande oportunidade para conquistar mais clientes.

E qual a melhor forma de fazer isso? Através do comportamento do consumidor!

Entendido como as ações recorrentes que o público toma para consumir, esse comportamento nos ajuda a prever possibilidades de ação e atingir os clientes de forma muito mais segura e certeira.

É difícil dizer ao certo como esse comportamento do consumidor funciona, já que ele pode se alterar de acordo com o público ao qual falamos. Assim, para que você possa usufruir de seus benefícios, vamos te ensinar a entender o comportamento do seu cliente com o que chamamos de Jornada de Compra.

A jornada de compra e o comportamento do consumidor

Dividida em 6 diferentes partes, essa jornada tem por objetivo mapear cada um dos passos que o cliente toma para consumir, indo do pré ao pós compra.

Começando pela necessidade, ela surge quando o consumidor percebe que precisa de algo. Ela leva o cliente a buscar, na internet, por formas de solucionar aquele problema, ou seja, comprar o que precisa. Essa fase é chamada de descoberta.

Uma vez que temos os dados e informações que precisamos, entramos na avaliação, a qual é responsável por analisar tudo e chegar a uma decisão de consumo. Seguimos, então, para a compra.

Assim que ela é realizada entramos na fase do primeiro valor no qual, no pós venda, vai ser o primeiro contato do cliente com o item ou serviço que compro. Ele passa a avaliar sua aquisição e relata sua experiência na internet, influenciando a avaliação de outros clientes.

Por fim, chegamos ao valor recorrente, no qual os consumidores serão capazes de entrar novamente na jornada quando lhe são oferecidos complementos ao que eles já compraram. Isso é o que chamamos de up sell.

Com a jornada toda mapeada, você será capaz de entender melhor o seu cliente e o seu modo de agir.

Conclusão

O comportamento do consumidor é uma estratégia de gestão de clientes perfeita para quem quer desenvolver pontos chave de uma empresa.

 

Te auxiliando nos setores de marketing, atendimento ao cliente e experiência de compra, esse modo de agir só tem a impactar bem os negócios que decidem usufruir dele.

 
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Categoria: Nacional