Chuvas no sul da Bahia: estrada vira rio entre Trancoso e Praia do Espelho

A imagem abaixo é como uma ilusão de ótica. Se a fotografia fosse capturada antes de o ciclone extratropical atingir o sul da Bahia e o norte de Minas Gerais, toda essa água nem estaria aí. No corredor de estacas de madeira ligeiramente aparentes veríamos uma estrada de terra, por onde passam todos os dias motos, carros, vans e caminhões. Nas duas laterais, haveria pasto com búfalos pretos. Acontece que a chuva não foi ilusão.

“Eu tenho 49 anos, moço, nascido aqui nessa terra, e nunca vi uma coisa dessa. Isso é pra botar a gente doido”, diz José Souza de Jesus, o Dourado, pescador que mora em Itaporanga, povoado de Porto Seguro de 2.500 habitantes, somando as aldeias indígenas do seu entorno.

No domingo (12), quando o Rio dos Frades subiu mais de três metros e se espraiou pela área conhecida como Vale dos Búfalos, cortado pela estrada que liga Itaporanga a Trancoso e Porto Seguro, Dourado participou de uma operação de salvamento como nunca havia previsto.

Um bebê da comunidade, que nasceu prematuro e tem apenas 3 meses de idade, começou a ter febre, tosse e falta de ar. Com as vias em condições normais, seria levado de ambulância até a UPA de Trancoso.

A cheia do rio, porém, obrigou mãe e filho a superar várias etapas: 4 quilômetros de carro até o primeiro ponto alagado, 300 metros numa canoa puxada por moradores locais, 50 metros de caminhada pela ponte sobre o leito dos Frades (a largura usual do rio neste trecho) e mais 1.300 metros no barco a motor de Dourado para cruzar todo o alagamento da foto. Então, enfim entraram numa ambulância para seguir até Trancoso. O bebê ainda está internado no Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.

“Foi uma correria pra levar o menino, mas deu certo, né, ainda bem”, lembra Dourado, que desde então permanece na função. Sem pescar por causa do nível da água, ele tem feito serviço de travessia da estrada submersa.

A cada viagem, cobra R$ 10 por pessoa, seja morador local que precisa passar de um lado a outro ou turista que queira acessar ou deixar as famosas Praia do Espelho e Caraíva. Itens essenciais, como botijões de gás, combustível e água mineral, também têm que passar de barco. Travessias por motivos de saúde estão isentas da taxa.

Na quinta-feira (16), quando a equipe de TAB fez a travessia, a prefeitura de Porto Seguro passou a disponibilizar uma lancha com o serviço gratuito até que o rio se recolha a seu leito, o que depende das chuvas no nordeste de Minas Gerais e na região mais adentro do extremo sul baiano.

Neste momento, além da água, o que se encontra no meio do Vale é um Fiat Stilo cujo dono, no domingo, achou que poderia vencer a correnteza do rio que subia. Tombado junto à cerca, teve que escapar pela janela.

USF vira Pronto Atendimento

Selma Lima, 48, também precisou passar por toda uma jornada para receber atendimento médico adequado. Na terça-feira (14), teve uma crise de hipertensão. Com fortes dores na cabeça e no peito, superou o calvário para chegar ao outro lado do alagadiço mas, como se fosse pouco, quando o alcançou, a ambulância ainda não estava lá.

Tainá dos Santos, filha de Selma, conseguiu uma carona para Trancoso. No meio do caminho, a ambulância apareceu e completou o transporte da paciente. “Ela agora está na UPA de Arraial D’Ajuda, em observação. Foi um susto danado, imagine saber que sua mãe tá passando mal, morrendo de dor, e que não dá pra passar no rio. Ainda bem que o pessoal tá ajudando”, diz Tainá.

Na quinta-feira, ela procurou a USF (Unidade de Saúde da Família) de Itaporanga com a filha Maia, de 1 ano, que teve febre, tosse e coriza. Crianças e adultos do povoado têm apresentado sintomas assim, além de dor de cabeça e vômito, bem no momento em que o deslocamento para as localidades mais estruturadas está tomado por obstáculos.

“Tem uns quatro dias que começou esse surto. A procura ao posto triplicou. Ainda não dá pra ter certeza se é esse novo tipo de gripe que está por aí, mas é possível”, diz a enfermeira Adriele Rodrigues, coordenadora da USF. “Todos os traços são de virose, então estamos cuidando de acordo com cada sintoma.”

A unidade, criada para ser referência de prevenção à saúde, virou uma espécie de posto de pronto-socorro. “USF não faz primeiros socorros, a gente não tem nem equipamento pra isso, mas estamos realizando procedimentos mais simples porque está muito difícil as pessoas chegarem do lado de lá”, observa Rodrigues. Selma, por exemplo, foi estabilizada na USF, com orientação de um médico do Samu por telefone, antes de iniciar o périplo até Trancoso.

Nativa de Itaporanga e com bons contatos na comunidade, a recepcionista do posto de saúde, Raíssa Eugênio, tem participado da engenharia logística que envolve fazer os pacientes chegarem do outro lado.

Manda mensagens pra quem tem barco, aciona donos de carros ou motos, liga pra UPA pra deixar a ambulância de sobreaviso e por aí vai. Domingo, o resgate do recém-nascido passou por sua ação, até porque a USF estava fechada. “A gente faz o que pode, né? E torce pra esse rio baixar logo. Tem gente muito pior, Lá pra cima a água destruiu tudo.”

UOL

O seu endereço de e-mail não será publicado.