OMS: ômicron se propaga mais rápido e vacinas são menos eficazes

A variante ômicron da covid-19 parece se propagar mais que a delta, com sintomas mais leves, contornando a ação das vacinas, disse neste domingo (12) a OMS (Organização Mundial da Saúde), que destacou que esses dados são preliminares.

A ômicron estava presente em 63 países em 9 de dezembro, informou a OMS em uma atualização técnica que confirma as declarações de seus funcionários nos últimos dias.

Segundo a OMS, a ômicron parece se espalhar mais rápido que a variante delta, que até agora é responsável pela maioria das infecções no mundo.

Este avanço mais rápido não é exclusivo da África do Sul, onde a delta é menos prevalente, mas também no Reino Unido, onde esta cepa é a dominante.

Até o momento, a ausência de mais informações impede afirmar se a taxa de transmissão da ômicron deve-se ao fato de conseguir contornar a imunidade, ao fato de suas características a tornarem mais transmissível ou a uma combinação desses dois fatores.

A OMS estima que “a ômicron deve superar a delta nos lugares onde há transmissão comunitária”.

Os dados ainda são insuficientes para estabelecer o nível de gravidade do quadro clínico provocado pela ômicron, mesmo que até o momento os sintomas pareçam ser de “leves a moderados” tanto no sul da África como na Europa.

Sobre as vacinas, os poucos dados disponíveis levam a acreditar que o perfil genético da ômicron “reduz a eficácia em relação à proteção do contágio”.

A fabricante Pfizer/BioNTech indicou na semana passada que um esquema de vacinação de três doses ainda é “eficaz” contra a ômicron.

Os países que têm recursos estão incentivando a população a tomar uma terceira dose.

Este é o caso da Europa, onde há uma nova onda de casos provocada pela delta, pelo abandono das medidas de prevenção e pelas baixas taxas de vacinação em alguns países.

UOL

O seu endereço de e-mail não será publicado.