Quais as principais tendências do Comportamento do Consumidor para 2022?

Com o fim do ano cada vez mais próximo, a internet e os portais de notícia bombaram com conteúdos sobre novas tendências de marketing que devem aparecer no próximo ano.

Entretanto, o que quase nenhuma delas fala é sobre as tendências de comportamento do consumidor, as quais são muito mais vantajosas e produtivas para as empresas.

Buscando sempre te ajudar a atingir o máximo da sua empresa, selecionamos as 3 principais tendências que devem dominar o mundo dos negócios em 2022. Descubra não apenas quais são, mas também como implementar cada uma delas para que a sua marca avance cada vez mais!

Boa leitura!

Tendências do Comportamento do Consumidor

Antes de darmos início ao detalhamento das tendências de comportamento do consumidor, é melhor definirmos o que é esse conceito.

Podendo ser definido como a forma que o cliente age durante sua jornada de compra, esse comportamento ganhou o mundo do marketing por ser uma excelente forma de conhecer e influenciar os clientes.

De forma simples, ao conhecer o padrão de comportamento dos consumidores de uma empresa, estaremos aptos para direcioná-los de acordo com as jornadas mais benéficas para a marca. Ou seja, conseguimos atrair, converter e fidelizar o público de modo muito mais simples e rápido.

Agora que já temos uma noção um pouco mais clara sobre o que é o comportamento do consumidor, vamos conhecer suas três tendências para 2022!

Omnichannel

Já faz alguns anos que as empresas prezam pela construção de canais interativos que as interligam, tudo a pedido dos clientes. Isso é o que chamamos de interação multicanal, na qual diversos pontos de contato são oferecidos aos consumidores, como chats, redes sociais, faqs, entre outros.

Entretanto, para 2022 devemos dar um passo a mais e nos tornarmos Omnichannel!

Essa é a palavra dada a empresas que além de disponibilizar inúmeros canais de contato, os interliga de modo a criar uma rede única de dados e serviços para os clientes.

Em um mundo omnichannel, se você entrar em contato via telefone com uma empresa, e algum tempo depois conversar com a mesma pelo Instagram, por exemplo, não terá que repetir o que já foi dito por telefone. Afinal as redes são conectadas e a empresa já saberá de toda a sua jornada até então.

Redes Sociais e Influenciadores

As redes sociais dominaram o mundo, quanto a isso não há o que discutir!

Logo, o marketing também vê grandes oportunidades por aí. Para além de ter apenas uma conta em cada mídia social, é preciso investir em atrair seus clientes nesses locais.

A melhor maneira de fazer isso é com a ajuda de influenciadores do seu nicho de mercado. Pense que os clientes já os escutam, então porque não usar desse canal de comunicação para se promover também?

Além do mais, as redes sociais vão ser uma ferramenta e tanto para promover a ideia de uma marca, ou seja, torná-la mais próxima e reconhecível pelo público. Ter um espaço nesses lugares, como Instagram, Facebook, Twitter e TikTok, pode ser o que faltava para a sua empresa estourar!

Humanização dos Ambientes Digitais

Por fim, a humanização também estará em alta durante 2022!

Esse é um processo que já vem crescendo, afinal os clientes gostam muito mais de conversarem e lidarem com seres humanos do que com máquinas nos canais de chats, por exemplo.

Entretanto, agora isso vai passar a ser uma exigência.

Para caminhar nesse mundo da humanização dos ambientes digitais, veja como empresas como Netflix, Natura e Magazineluiza fazem isso bem!

Conclusão

As tendências para 2022 estão mais em alta do que qualquer outra já esteve. mais do que simplesmente entender o comportamento do consumidor, atender às suas expectativas é importantíssimo!

Siga as tendências que te mostramos aqui e conquiste cada vez mais espaço com seu público em 2022!

O seu endereço de e-mail não será publicado.