Em 5 meses, Lula supera Temer e Bolsonaro no uso de helicóptero

Em apenas cinco meses de mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já ultrapassou o número de vezes que os ex-chefes do Executivo Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB) usaram helicópteros da Presidência para sobrevoar o Distrito Federal. A constatação leva em conta todos os anos em que Bolsonaro e Temer estiveram no poder.

De acordo com informações da CNN Brasil, Lula já usou a aeronave 24 vezes nesses cinco meses, enquanto Bolsonaro utilizou por 11 vezes de 2019 a 2022 e Temer, por dez vezes entre maio de 2016 até dezembro de 2018.

Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Todas as vezes em que Lula voou com o helicóptero no DF era para transportá-lo do Palácio da Alvorada até a Base Aérea de Brasília.

O mesmo trajeto pode ser feito de carro em cerca de 15 minutos no caso da utilização de comboios presidenciais. De helicóptero, o intervalo é de cerca de 5 minutos, mas implica mais gastos.

Embora as despesas das viagens feitas em helicóptero pelo presidente estejam em sigilo, fontes da CNN calculam que o trajeto custa cerca de R$ 125 na aeronave menor, a EC-135, designada VH-35, que comporta quatro pessoas. Já no caso da maior, a VH-36 Caracal, que transporta dez ocupantes, os custos seriam de R$ 361.

A ex-presidente Dilma Rousseff também não parecia muito interessada nos comboios presidenciais. Somente no seu segundo mandato, de 2015 a maio de 2016, ela utilizou os helicópteros 141 vezes dentro do DF.

Questionada pela CNN sobre o motivo de Lula descartar os comboios e se esse não seria um gasto desnecessário, a Presidência e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) não chegaram a se manifestar.

O seu endereço de e-mail não será publicado.