O general Carlos Feitosa Rodrigues é um dos integrantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI) que aparece interagindo com os invasores no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. Foi ele também quem iniciou os preparativos para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixasse a capital federal um dia antes das manifestações.
De acordo com a coluna de Paulo Cappelli do Metrópoles, Rodrigues acionou o departamento de Coordenação de Eventos da Presidência para preparar a viagem de Lula para Araraquara, interior de São Paulo, cerca de 24 horas antes das invasões.
Solicito enviar escalão avançado para preparar atividade do senhor Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no evento “Apoio à situação das enchentes em Araraquara”, a realizar-se no dia 08/01/2023, em Araraquara/SP – diz a mensagem enviada por volta das 16h22.
Foi o general Rodrigues também quem teria disparado o “alerta laranja” na véspera dos atos, fazendo com que o número de seguranças do Planalto fosse reduzido.