Com a nomeação do deputado federal André Fufuca (PP) para o Ministério do Esporte, o suplente Allan Garcês (PP) deve assumir ainda nesta quarta-feira (13), a vaga na Câmara dos Deputados.
Allan Garcês foi um dos políticos do Maranhão que apoiou publicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, sua chegada à Câmara dos Deputados aconteceu por meio de uma articulação política entre seu partido e o governo de Lula. Diante dessa situação, muitos questionaram como ele se posicionaria como novo parlamentar maranhense no Congresso Nacional.
Em uma postagem nas redes sociais, Allan Garcês assegurou que continuará sendo “conservador, direitista e bolsonarista”. No entanto, ele enfatizou que votará a favor de medidas que considere benéficas para o Brasil.

Allan Garcês viajou para Brasília na última segunda-feira (11) e a posse ocorrerá após a oficialização da posse de André Fufuca como Ministro do Esporte.
Quem é Allan Garcês?
Allan Garcês, 54 anos, é natural de Belém/PA, mas está radicado no Maranhão por quase duas décadas. É médico ortopedista, professor de Medicina da Universidade Federal do Maranhão e oficial da reserva da Aeronáutica.
Foi membro da direção executiva do Ministério da Saúde no governo de Bolsonaro. Na política, tentou ser vereador de São Luís em duas oportunidades, em 2012 e 2016 em ambas terminou na suplência.

Em 2018, obteve mais de 20 mil votos para deputado federal, mas seu partido não atingiu o quociente eleitoral. Em 2022, conseguiu ficar na suplência de Fufuca.
Na eleição passada, declarou à Justiça Eleitoral possuir bens no valor de 928.500 reais. Na prestação de contas, declarou gasto de 680 mil reais na campanha, repassadas pelo partido por meio do Fundo Eleitoral.