Primeira etapa do Projeto Contos Brasileiros começa nesta quinta-feira em Godofredo Viana (MA)

Após o sucesso da primeira edição, realizada no município de Barrocas (BA) no ano passado, o projeto Contos Brasileiros chega a Godofredo Viana (MA). Com o objetivo de resgatar a memória do município, o projeto irá contar a história local, seus mitos, lendas e cultura por meio de um livro de contos, reunidos a partir do relato oral dos seus moradores, a ser lançado no ano que vem.

A primeira etapa do Contos Brasileiros, que conta com patrocínio da Equinox Gold via Lei Federal de Incentivo à Cultura, consiste na realização de uma oficina a ser ministrada pelo cantor, instrumentista, ator e contador de histórias Fernando Augusto. O curso será realizado nesta quinta-feira (5) no Centro de Ensino Iolanda Costa e Silva a partir das 9h e terá como público-alvo professores, na parte da manhã, e alunos na parte da tarde. Na etapa seguinte, a de pesquisa de campo, as crianças, sob a supervisão dos docentes, terão a incumbência de coletar depoimentos dos habitantes e que servirão de base para a elaboração dos contos.

Serão ouvidas pessoas de notório saber da região, além de referências bibliográficas. O tempo de coleta de informações será de aproximadamente 30 dias, e a produção de textos, revisão, editoração, impressão e gravação do audiolivro devem durar quatro meses.

“Quando uma história fica à mercê da oralidade, há vulnerabilidade, pois tudo pode se perder nas gerações. Por isso, é importante o registro, a valorização e a divulgação, sobretudo nas escolas e nas bibliotecas públicas. Pedagogicamente, o estilo de contos curtos ainda torna a história local extremamente palatável e a leitura fácil e fluente”, afirma a coordenadora geral do projeto Contos Brasileiros, Janaína Dantas.

O projeto como tem como objetivo produzir e entregar mil livros, e os contos também serão disponibilizados em um canal no YouTube até agosto de 2023.

Sobre a Equinox Gold

Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano. Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2022, a companhia totalizou uma produção de 532,3 mil onças de ouro (ou cerca de 14 toneladas).

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *