SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: “Voz Ativa na Saúde: Como a Participação Social Garante o Direito ao SUS”

O Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Constituição de 1988, estabelece a saúde como um direito de todos e um dever do Estado. Um de seus diferenciais mais importantes é a participação da comunidade, que transforma o cidadão em um agente ativo na construção das políticas públicas.

A participação social é garantida pela Constituição e detalhada por duas leis principais: (i) Lei nº 8.080/1990: Define a organização dos serviços de saúde e reafirma a participação comunitária como um princípio do sistema e; (ii) Lei nº 8.142/1990: Cria os canais formais de controle social, que são obrigatórios para que estados e municípios recebam recursos federais, que tem como objetivo a fiscalização das ações e serviços de saúde.

O controle social acontece, principalmente, por meio de dois órgãos colegiados: (i) Conselhos de Saúde: São permanentes e deliberativos. Possuem composição paritária: 50% de usuários, 25% de profissionais de saúde e 25% de gestores/prestadores de serviço e, (ii) Conferências de Saúde: Ocorrem a cada quatro anos para avaliar a situação da saúde e propor novas diretrizes para as políticas públicas.

Tribunais, incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF), reconhecem que o controle social é essencial para a legitimidade da gestão da saúde. Além dos conselhos, o sistema conta com a fiscalização de órgãos como o Ministério Público e o Tribunal de Contas para garantir a transparência no uso dos recursos.

 Conclusão

A participação social é um pilar da democracia brasileira. Ao colocar usuários, trabalhadores e gestores para decidir juntos, o SUS busca ser um sistema mais justo e alinhado às necessidades reais da população.

 

Meio Ambiente em pauta: secretário de Codó detalha ações, desafios e projetos para o futuro

Em entrevista à Mídia Digital, o secretário municipal de Meio Ambiente de Codó, Ferdinando Rocha, falou sobre os avanços da gestão, ações de fiscalização, projetos sociais e o planejamento ambiental do município. O secretário apresentou um panorama atualizado das ações desenvolvidas pela pasta, destacando conquistas recentes, projetos em andamento e as metas que devem nortear a gestão ambiental do município nos próximos anos.

Segundo o gestor, 2025 foi marcado por avanços importantes em três frentes principais: qualificação da equipe técnica, fortalecimento da gestão ambiental e ampliação das ações de fiscalização e educação ambiental. A secretaria investiu na capacitação de profissionais, com treinamentos voltados ao licenciamento, monitoramento ambiental e gestão de recursos naturais, garantindo maior eficiência nos serviços prestados à população.

No campo da fiscalização, houve intensificação no monitoramento de rios e riachos, além de ações de combate a queimadas, desmatamento e descarte irregular de resíduos. Também foram ampliadas as vistorias em empreendimentos e o acompanhamento e elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos em parceria com o Governo do Estado na missão de acabar com o problema do lixão municipal, buscando reduzir impactos ambientais e prevenir irregularidades.

A participação de Codó em debates ambientais também ganhou destaque. O município esteve presente em discussões estaduais e nacionais, incluindo a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, contribuindo com propostas voltadas à sustentabilidade e às políticas públicas ambientais.

Projetos que unem meio ambiente e inclusão social

Durante a entrevista, Ferdinando Rocha ressaltou iniciativas que vão além da preservação ambiental, alcançando também o aspecto social. Um dos exemplos é o projeto Ecopneus, que promove o reaproveitamento de pneus descartados de forma irregular, transformando-os em peças artesanais por meio de atividades com idosos.

Outros destaques são os projetos “Reconectar e o Pelas Minhas Mãos”, desenvolvido em parceria com o Centro POP e CREAS, que atua na ressocialização de pessoas em situação de vulnerabilidade, liberdade assistida e com prestação de serviço a comunidade. A iniciativa oferece atividades ligadas ao cultivo de plantas, compostagem incentivando o contato com a natureza como ferramenta de transformação social.

Educação ambiental como base da mudança

A educação ambiental segue como um dos pilares da secretaria. A gestão tem promovido ações em escolas, comunidades e espaços públicos, incentivando práticas sustentáveis e a conscientização da população sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

Para o secretário, a participação da sociedade é fundamental. “A proteção ambiental depende do envolvimento de todos. O poder público atua, mas a consciência coletiva é essencial para garantir resultados duradouros”, destacou.

Recursos hídricos e planejamento ambiental

Outro ponto importante abordado foi a atuação nos Comitês de Bacias Hidrográficas, com representação de Codó nas discussões sobre o uso sustentável da água nas bacias dos rios Itapecuru e Munim.

 

Além disso, em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a gestão desenvolve o Projeto Nascentes, que tem como objetivo mapear e catalogar as fontes de água do município. De acordo com o secretário, o trabalho está sendo realizado com rigor técnico e visitas de campo para garantir precisão nos dados.

Planejamento para 2026 e novos projetos

Entre as metas para 2026, está o retorno do projeto Pipoca Ambiental, voltado à educação ecológica infantil de forma lúdica. Outro avanço esperado é a apresentação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, considerado essencial para melhorar a destinação do lixo no município.

Um dos desafios mais relevantes da gestão é a substituição do lixão por um aterro sanitário adequado. Segundo Ferdinando Rocha, a prefeitura já trabalha na identificação de uma área apropriada, com estudos técnicos para viabilizar a implantação do projeto dentro das normas ambientais.

Compromisso com o futuro

Encerrando a entrevista, o secretário reforçou que práticas como queimadas ilegais, descarte inadequado de resíduos e degradação ambiental impactam diretamente a qualidade de vida da população. Ele destacou ainda que a secretaria permanece aberta ao diálogo e às denúncias da comunidade. “Com planejamento, investimentos realizados pela gestão Chiquinho FC dando uma nova infraestrutura física e técnica, novas políticas que envolve a proteção animal somada a participação social, gera uma expectativa que Codó avance cada vez mais na construção de uma política ambiental eficiente, sustentável e inclusiva”, concluiu

Grande Inauguração da Loja Moda Prime  em Codó! ✨🎉

É com muita alegria que convidamos você para a inauguração da nossa nova loja de modas, que chega trazendo estilo, qualidade e as últimas tendências para você arrasar!

📅 Data: 26 de março📍 Local: Codó – MA

Venha conhecer um espaço preparado com muito carinho, cheio de novidades em roupas e acessórios para todos os estilos. Teremos ofertas especiais de inauguração que você não pode perder!

💥 Moda, estilo e preços incríveis te esperam!💃🕺 Venha fazer parte desse momento especial com a gente!
Aceitamos todos os cartões de crédito 💳 inclusive CredShop e partir de R$ 25 dividimos em até 6x sem juros.

Esperamos por você! 💖

 

Codó recebe o 2º Encontro Estadual das Mulheres do Agro com participação de 120 lideranças femininas

No dia 19 de março Codó foi palco de um importante momento para o fortalecimento do protagonismo feminino no agronegócio maranhense. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA), em parceria com o SENAR e sindicatos rurais, realizou o Encontro das Presidentes e Vice-Presidentes das Comissões das Mulheres do Agro, reunindo cerca de 120 participantes de diversas regiões do estado.

A iniciativa faz parte das ações da Comissão de Mulheres do Agro, que tem como principal objetivo incentivar a participação feminina no setor, promovendo capacitação técnica, troca de experiências e fortalecimento de lideranças. O movimento também busca ampliar a presença das mulheres no sistema sindical rural, estimulando o desenvolvimento de parcerias e o crescimento coletivo.

A programação foi marcada por momentos de aprendizado e inspiração. Um dos destaques foi a palestra de Rossana Aboud, da Fazenda África, que compartilhou sua trajetória no agronegócio, apresentando um case de sucesso que evidencia crescimento, superação e inovação no setor.

Outro momento importante foi o painel de integração entre presidentes de comissões, que contou com a participação de Inalda Beder, representando Codó; Fernanda Moura, de Santa Rita; e Jackeline Santos, de Monção. A mediação ficou por conta de Francielle Negrão, técnica do SENAR. O espaço promoveu troca de experiências e discussão sobre os desafios e avanços das comissões no estado.

Dando continuidade à programação, as participantes também tiveram acesso a uma oficina de planejamento estratégico, conduzida por Janayna Jordania e Leonor, que proporcionou a construção de metas e ações voltadas ao fortalecimento das comissões locais.

O evento também contou com a presença de lideranças de destaque nacional, como Stéphanie Ferreira, presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro (CNA), e Silvia Waiãpi, ex-deputada federal pelo Amapá, que trouxeram reflexões sobre liderança feminina e o papel estratégico das mulheres no agronegócio brasileiro. O encerramento ficou por conta das representantes estaduais Mônica Loiola e Keyssyane Soeiro, presidente e vice-presidente da Comissão Estadual, que reforçaram o impacto transformador da atuação feminina no setor.

Para a vice-presidente da Comissão de Codó, Micaela Lima, o encontro foi um marco importante para o fortalecimento das mulheres no agro: “O 2º Encontro Estadual das Mulheres do Agro em Codó foi um evento significativo que promoveu aprendizado, conexão e fortalecimento do papel feminino no setor agropecuário. Reunindo mulheres de diversas regiões, o encontro destacou a importância da capacitação e da troca de experiências, além de incentivar o networking entre produtoras e profissionais. Participar do evento proporcionou não apenas conhecimento, mas também motivação para impulsionar a participação feminina no agro.”

Já a presidente da Comissão de Mulheres do Agro de Codó, Inalda Beder, destacou a importância do evento para o crescimento das comissões no estado e compartilhou a trajetória local: “O encontro organizado pela FAEMA/SENAR representa um importante impulso para o desenvolvimento das comissões no setor agropecuário, que vêm se multiplicando a cada dia em nosso estado. Durante minha participação em um painel, tive a oportunidade de compartilhar a trajetória da Comissão de Mulheres do Agro de Codó, desde sua criação até os desafios enfrentados, especialmente na organização e no engajamento das mulheres Tudo isso só é possível graças ao apoio do presidente do SINCODÓ, Iedo Barros, e da equipe FAEMA/SENAR.”

A presidente também relembrou a evolução e crescimento da comissão desde a gênese até o grande sucesso deste ano. “Também destacamos nossas conquistas, que reafirmam que estamos no caminho certo. Um marco importante foi o encontro realizado durante a 51ª Expocodó, que representou um divisor de águas para o crescimento da nossa comissão. Seguimos firmes na missão de promover capacitações, fortalecer parcerias e levar mais conhecimento e oportunidades às mulheres do campo.”

O encontro consolidou-se como um espaço essencial de fortalecimento, troca de experiências e incentivo à liderança feminina, reafirmando o papel cada vez mais relevante das mulheres no desenvolvimento do agronegócio no Maranhão.

Desafios superados e sonhos realizados: colação de grau da UFMA Codó é marcada por sentimento de gratidão e esperança no futuro

A emoção tomou conta do Centro de Ciências de Codó (CCCo), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), durante a colação de grau referente ao segundo semestre de 2025. Entre olhares orgulhosos, abraços e lágrimas, histórias de perseverança ganharam novos capítulos. Para além da conclusão de um curso, o diploma representa que sonhos alimentados por anos de esforço podem tornar-se realidade.

Entre essas histórias, está a da formanda Francisca Vitória, do curso de Ciências Humanas – História, uma codoense que lutou e concretizou um sonho cultivado desde o Ensino Médio.

Com voz emocionada, Francisca definiu o momento com duas palavras: conquista e felicidade. Segundo ela, foram anos de estudo intenso e preparação, marcados por desafios e muitas batalhas. “É conquista, é felicidade. São cinco anos estudando, me preparando, enfrentando muita batalha. Eu sempre quis o curso de História desde o ensino médio. Foi a minha primeira opção no SISU, e fiquei muito feliz quando fui aprovada”, contou.

A formanda destacou também a importância da experiência universitária em sua formação pessoal e profissional. Para ela, o período na Universidade foi marcado por aprendizados dentro e fora da sala de aula. “Eu gostei muito da Universidade. A experiência foi boa com os colegas, com os professores, com as disciplinas”, afirmou.

A conquista de Francisca também foi celebrada por quem acompanhou de perto toda a trajetória. A amiga Luana Moura, que esteve ao lado dela desde o ensino fundamental, falou com orgulho sobre o momento:

“É uma grande conquista! A gente acompanha ela desde do ensino fundamental, sempre juntas, a gente, que sempre esteve do lado dela, sabe como foi enfrentar isso. Mas a vontade dela sempre foi vencer e chegar até o final, e ela conseguiu!”, comemorou.

Universidade cumprindo seu papel: formando com excelência

A cerimônia, que ocorreu na última quarta-feira, 11, foi presidida pelo reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva, que destacou o compromisso da instituição com a formação de profissionais qualificados para a sociedade.

“Aqui, no Centro de Ciências de Codó, estamos entregando mais uma turma formandos da Universidade para a sociedade. Discentes que se formaram nos cursos de Licenciatura, de Ciências Humanas – História e de Ciências Naturais – Biologia. E eu tenho certeza que nós estamos fazendo o dever da Universidade, que é formar os nossos alunos da melhor forma possível, com maior qualidade possível”, afirmou.

O diretor do Centro e Ciências de Codó, Arlane Vieira, também celebrou a conclusão da formação dos estudantes, destacando a qualidade dos cursos oferecidos na unidade acadêmica.

“Primeiro, uma felicidade enorme porque a gente tá conseguindo formar fora do nosso período regular, que é o segundo semestre. Estamos formando agora sete estudantes dos nossos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia e Licenciatura em Ciências Humanas – História. São profissionais que são altamente capacitados, uma vez que os nossos cursos de graduação foram avaliados recentemente com excelência no MEC, com notas cinco e quatro”, explicou.

Desafios superados

Cada diploma conta também uma história única de superação. Para Eduardo Luiz Santos Silva, formando do curso de Ciências Naturais – Biologia, foram quatro anos de graduação que exigiram esforço constante, especialmente, por causa das dificuldades de deslocamento entre os municípios de Timbiras, onde mora, e Codó, onde fazia seu curso.

“Foram quatro anos de muitos desafios, com vindas e idas para Timbiras, enfrentando dificuldades de transporte. Mas hoje o sentimento é de gratidão e felicidade”, compartilhou um pouco da sua trajetória marcada por obstáculos e persistência.

Para Eduardo, a conquista também pertence à família, que esteve ao seu lado durante todo o processo. “É um sentimento muito importante, tanto para mim quanto para minha família. E agradeço muito a eles o suporte que me deram durante todos esses quatro anos. E agradeço também à UFMA as oportunidades que me deram, os professores também, excelentíssimos professores. É, principalmente, ao meu orientador, doutor André, que me ajudou bastante na minha monografia”, disse.

Reconhecimento ao mérito acadêmico

Durante a cerimônia, a Universidade Federal do Maranhão também anunciou a concessão do Prêmio de Mérito Acadêmico, destinado a estudantes que se destacaram ao longo da graduação.

A honraria é concedida de acordo com a Resolução nº 3.391-CONSEPE, de 09 de abril de 2024, e reconhece graduandos que alcançaram elevado desempenho acadêmico durante sua trajetória universitária.

Em Codó, a estudante Leiciane Conceição da Silva, do curso de Ciências Humanas – História, foi agraciada com o prêmio, tornando-se exemplo de dedicação e excelência entre os colegas.

Para além de marcar o encerramento de uma etapa acadêmica, a colação de grau do Centro de Ciências de Codó simbolizou o início de um novo caminho, agora, como educadores, pesquisadores e agentes de transformação social.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

Prefeitura de Codó lança 35ª edição dos Jogos Escolares e reforça compromisso com o esporte estudantil

Edição dos JECOS 2026 traz novidades no sistema de inscrições, com foco em inclusão e modernização

A Prefeitura de Codó realizou, nesta quarta-feira (18), a cerimônia oficial de lançamento da 35ª edição dos Jogos Escolares Codoenses (JECOS/PARAJECOS) 2026. O evento foi promovido por meio das Secretarias Municipais de Educação e Esporte e aconteceu no Salão Nobre da sede administrativa.

A solenidade contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário municipal de Educação, Ricardo Torres, do secretário municipal de Esporte, Milson da Gabriela, além de gestores escolares, professores de educação física, instrutores esportivos e árbitros.

A realização dos jogos reafirma o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do esporte escolar como ferramenta essencial na formação dos estudantes. Segundo a Secretaria Municipal de Esporte, a iniciativa contribui diretamente para o desenvolvimento físico dos alunos, além de estimular valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e superação. O evento também promove inclusão, diversidade e bem-estar entre os participantes.

Durante a cerimônia, foram apresentados o regulamento geral da competição e o novo sistema de inscrições online, que estreia nesta edição. A ferramenta digital tem como objetivo modernizar o processo de participação, oferecendo mais agilidade e organização para as escolas e alunos envolvidos.

Outro destaque do evento foi a assinatura, pelo prefeito Chiquinho FC, do termo que autoriza a participação do município de Codó nos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s), ampliando as oportunidades para os atletas locais representarem a cidade em competições estaduais. A abertura oficial dos JECOS 2026 está prevista para acontecer no dia 22 de maio, e as competições estão programadas para ocorrer de 23 de maio a 07 de junho.

Com a nova edição dos JECOS/PARAJECOS, a Prefeitura de Codó reforça a importância do esporte como política pública educacional e social, incentivando a prática esportiva desde a base e contribuindo para a formação integral dos jovens codoenses.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

6ª Sessão Ordinária: Vereadores apresentam a deliberam Indicações para infraestrutura de Codó

Durante a 6ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada nesta terça-feira, 17 de março, os vereadores destinaram suas Indicações para a Infraestrutura, em especial a pavimentação asfáltica de diversos bairros da cidade

“Apresentamos e tivemos aprovadas as Indicações nº 38/2026 e nº 39/2026. Estamos falando de demandas urgentes da população. O recapeamento dessas ruas no bairro São Sebastião e no São Raimundo é uma necessidade antiga dos moradores, assim como a construção da ponte no povoado Ipiranga, que vai garantir mais segurança e mobilidade para quem vive na zona rural”, afirmou a vereadora Leda Torres.

“Nós trouxemos aqui uma indicação solicitando a recuperação da massa asfáltica da Rua Presidente Costa Silva, com uma importante rua do nosso município, uma rua quase bem central, mas que infelizmente passa por um momento muito difícil, com trechos esburacados, também pedimos a atenção para os moradores da Rua José Rosa, nós estamos pedindo também que seja feita a recuperação da Rua José Rosa, do Bairro de São Francisco, e que merece a atenção do governo, assim também, como pedimos a recuperação da Rua São Raimundo, que é outra rua importante do Bairro de São Francisco”, pontuou vereador Pastor Max.

O presidente da Câmara, vereador Roberto Cobel, destacou o nível de produtividade dos parlamentares e o ambiente harmônico do Legislativo codoense. “Uma das melhores Sessões que realizamos, muito democrática, respeitosa, produzimos bastante, trabalhando em prol do nosso povo e com certeza isso é que eu prego, que nós possamos todos trabalhar unidos com respeito em prol do povo de Codó”, concluiu o Presidente Roberto Cobel

Presidente do SINCODÓ participa do Fórum ATeG 2026 e reforça compromisso com o desenvolvimento rural

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ), Iedo Barros, participou do Agro Futuro 2026 – 2º Fórum Estadual de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), realizado entre os dias 11 e 12 de março, em São Luís, reunindo produtores, técnicos e especialistas do agronegócio maranhense. Considerado um dos maiores eventos voltados à assistência técnica rural no estado, o fórum teve como foco o fortalecimento da gestão no campo, a troca de experiências e a busca por soluções inovadoras para aumentar a produtividade nas propriedades rurais.

Durante a programação, foram debatidos temas como inovação no campo, acesso ao crédito rural, uso de tecnologias e eficiência produtiva, além da valorização da assistência técnica como ferramenta essencial para o crescimento sustentável do setor. A participação de Iedo Barros reforça o compromisso do SINCODÓ com a capacitação dos produtores de Codó e região, buscando sempre novas oportunidades de desenvolvimento para o homem do campo.

“Tivemos a oportunidade de marcar presença representando o sindicato. Foi uma surpresa muito grande, com a imensa participação dos técnicos. Nós tínhamos aproximadamente 430 técnicos acompanhando esses dois dias de evento, e você multiplicar o número desses profissionais por 25 propriedades, são mais de 10 mil propriedades assistidas no estado do Maranhão. Então foi um momento assim muito especial, ficamos felizes com o resultado que a Rede Ateg vem trazendo para o agro do nosso estado. Não é à toa que o estado do Maranhão é um dos estados que mais têm crescido no agronegócio”, destacou o presidente Iedo Barros

O programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), promovido pelo Sistema Faema/Senar, tem contribuído diretamente para a transformação da realidade de milhares de produtores no Maranhão, oferecendo acompanhamento técnico contínuo e orientação na gestão das propriedades. Para o presidente Iedo Barros, com a presença no Fórum ATeG 2026, o SINCODÓ reafirma seu papel ativo na construção de um agro mais forte, moderno e sustentável, alinhado às novas demandas do setor produtivo rural.

“Ficamos felizes pelos resultados alcançados pelo Sistema FAEMA/SENAR em todo nosso estado. Então eu tive a oportunidade de conversar com Raimundo Coelho, que é o nosso presidente do Sistema FAEMA/SENAR, e também com superintendente do Senar Maranhão, Luís Figueiredo, e parabeniza-los por esse grande trabalho. O reflexo desse grande trabalho foi a participação de mais de 60 sindicatos dentro deste grande evento. Participar de um evento como o Fórum ATeG é fundamental para que possamos trazer novos conhecimentos e fortalecer ainda mais o trabalho que já vem sendo realizado junto aos produtores. Nosso objetivo é garantir que o produtor rural tenha cada vez mais acesso à assistência técnica de qualidade, aumentando sua produtividade e melhorando sua renda”, concluiu Iedo Barros.

Vereador Hermínio da Farmácia protocola projeto que reconhece utilidade pública da APAC em Codó

O vereador Hermínio da Farmácia protocolou nesta semana na Câmara Municipal de Codó um importante Projeto de Lei, que declara de utilidade pública a Associação de Proteção Animal de Codó (APAC). A iniciativa visa reconhecer oficialmente o trabalho desenvolvido pela entidade em prol do bem-estar animal e da comunidade codoense.

De acordo com o projeto, a APAC atua em diversas frentes, como o resgate, tratamento e encaminhamento de animais em situação de abandono ou maus-tratos, além da promoção de campanhas de castração, vacinação e conscientização sobre a guarda responsável. A associação também realiza ações educativas e parcerias com órgãos públicos e a sociedade civil.

Com o reconhecimento de utilidade pública, a entidade poderá ampliar suas atividades, firmar convênios e fortalecer ainda mais suas ações no município. O vereador destacou a relevância da proposta e o compromisso com a causa animal. “Esse projeto já foi protocolado e representa um passo importante para fortalecer o trabalho da APAC, que desempenha um papel fundamental na proteção dos animais em Codó. Nosso objetivo é garantir mais apoio e reconhecimento a essa causa tão necessária”, afirmou Hermínio da Farmácia.

O Projeto de Lei agora segue para tramitação nas comissões da Câmara antes de ser levado à votação em plenário.

Polícia prende suspeito que agrediu mulher com bebê nos braços em Codó

Um homem suspeito de agredir uma mulher que carregava um bebê, de aproximadamente dois anos, nos braços, foi preso na terça-feira (17) no município de Codó. Câmeras de segurança registraram a ação do suspeito, que é pai da criança.

Ele é investigado pelo crime de lesão corporal no contexto de violência doméstica, segundo a Polícia Civil do Maranhão, que efetuou a prisão preventiva.

De acordo com a Delegacia Especial da Mulher (DEM) da cidade, o caso foi registrado no bairro Codó Novo, no dia 28 de fevereiro deste ano. Como mostra o vídeo, o agressor puxa a vítima pelos braços e cabelos, além de tentar forçá-la a subir em uma moto, enquanto ela segurava o filho do casal, colocando em risco a integridade física de ambos.

Intervenção de populares para proteger mulher com criança nos braços

Durante a ação criminosa, populares intervieram para proteger a vítima, conseguindo retirar a criança de seus braços. Em seguida, o agressor ainda tomou o bebê e deixou o local. Depois, a criança foi localizada e entregue à mãe.

Segundo informações da Polícia Civil, o homem chegou a comparecer à Delegacia Regional no último dia 2 para prestar esclarecimentos. De acordo com o delegado responsável, ele foi liberado por não ter sido preso em flagrante.

Agressor descumpre medida protetiva

As investigações apontaram ainda que, mesmo após a concessão de medidas protetivas de urgência, o investigado voltou a se aproximar da vítima, descumprindo a ordem judicial.

Diante dos fatos, ele deverá responder pelos crimes de lesão corporal, perseguição (stalking) e descumprimento de medidas protetivas de urgência.

Após a prisão, o investigado foi encaminhado à Unidade Prisional de Codó, onde permanece à disposição da Justiça.