31ª Sessão: Indicações destinadas a inclusão e acessibilidade são aprovadas pela Câmara de Codó

Indicações direcionadas para a promoção da inclusão social e da cidadania foram aprovadas durante a 31ª Sessão Ordinária da Câmara de Codó, como as de autoria do vereador Wanderson da Trizidela, que visam melhores condições de acessibilidade para idosos, pessoas com deficiência ou com limitações de mobilidade.
“Ressalto que essas duas proposições que nós apresentamos foram ouvidas durante esse quarto fórum municipal de pessoas com deficiência e essas pautas são importantes. Nós temos diversos logradouros públicos que não têm acessibilidade, nós temos diversos órgãos do município que não têm banheiro com acessibilidade e essas indicações vão nesse sentido, vão esse encontro. Nós aqui fizemos o nosso papel de legislador apresentando essas Indicações solicitadas pelo nosso povo”, destacou o vereador Wanderson da Trizidela

Propostas para melhorias na infraestrutura de bairros mais afastados do centro da cidade também foram aprovadas em plenário.
“A primeira Indicação é na Vila Biné, um local esquecido, onde geralmente as reivindicações são poucas. E eu trouxe aqui para que o nosso secretário vá lá com a sua equipe de técnicos e dê uma olhada, que coloquem bloquetes ou asfalto. Também trouxemos a Rua Francisco Sousa Leite, que vai até na Vila Biné. É uma rua bem extensa e é onde sempre tivemos me reivindicando melhoria para aquela rua. E fizemos também um aditivo onde faço a abertura da Travessa João Luiz Boa a chegar na Francisco Sousa Leite”, explicou o vereador Dedé do Zé Garimpeiro

O presidente da Câmara, vereador Roberto Cobel, destacou muitas indicações que já estão sendo atendidas e que em breve serão entregues para a população codoense.
“Na região da Trizidela foi feita uma extensão de rede de água na Cacimba de Areia de mais de 800 metros. Estarei quinta-feira lá com o prefeito para a inauguração dessa extensão de rede, para a ordem de serviço da recuperação e ampliação da escola de lá. E também para o prefeito dar uma ordem de serviço para recuperação de vários trechos de estrada naquela região, que foi o pedido nosso. Fico muito feliz porque parte do que eu pedi já foi executado e tenho certeza que os outros pedidos serão atendidos pelo prefeito”, concluiu o presidente.

Vereadora Leda Torres prestigia inauguração da Secretaria Municipal da Mulher e celebra avanço histórico para Codó

A vereadora Leda Torres participou, na última quinta-feira (09), da inauguração da nova Secretaria Municipal da Mulher, localizada na Praça São Sebastião, no prédio onde funcionava a antiga Rádio Eldorado. O espaço foi criado com o propósito de promover políticas públicas voltadas à saúde, prevenção, cidadania e defesa dos direitos das mulheres codoenses.

A programação começou pela manhã com os atendimentos da Carreta da Mulher Maranhense, que ofereceu exames preventivos, testes rápidos, aferição de pressão arterial, glicemia, mamografia e outros serviços gratuitos de saúde. A vinda da Carreta foi uma solicitação do deputado estadual Francisco Nagib, atendendo a uma indicação da vereadora Leda Torres.

Durante a solenidade, a parlamentar destacou a importância da nova Secretaria para a sociedade codoense. “Hoje é um dia muito importante para a cidade de Codó e, especialmente, para todas nós, mulheres. A inauguração da Secretaria Municipal da Mulher representa um grande avanço para o nosso município. Este órgão tem como objetivo combater a violência, promover a igualdade de gênero e garantir os direitos das mulheres em todos os espaços da sociedade e quero agradecer ao Prefeito Chiquinho FC e ao deputado Nagib por atender no9ssa Indicação e disponibilizar a Carreta da Mulher Maranhense”.

A Secretaria será um ponto de apoio, proteção e acolhimento, desenvolvendo projetos nas áreas de saúde, educação e trabalho, além de articular parcerias e promover autonomia e empoderamento feminino. “Parabenizo o nosso prefeito Chiquinho FC, a vice-prefeita Cinthya Rolim, e a secretária da Mulher, Eunitielle Bastos por este belíssimo trabalho. Reafirmo que estou à disposição para colaborar sempre que necessário, porque uma mulher fortalece a outra. Que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa substância”, declarou emocionada a vereadora Leda Torres.

A Secretaria Municipal da Mulher surge como um importante espaço de acolhimento e apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente àquelas que sofrem qualquer forma de violência. O local oferecerá atendimento psicológico, assistência social e orientação jurídica, contando também com o suporte da Patrulha Maria da Penha, fortalecendo a rede de proteção no município. Encerrando sua participação, a vereadora Leda Torres ressaltou o marco histórico que o momento representa:

“Participo com imensa alegria deste momento que marca um novo tempo em Codó. A criação da Secretaria Municipal da Mulher simboliza um compromisso real com a igualdade de gênero, o empoderamento feminino e a defesa dos direitos das mulheres codoenses. A partir de agora, o nosso município conta com um órgão dedicado exclusivamente a desenvolver políticas públicas que valorizem e protejam as mulheres, ampliando suas oportunidades. Que este novo capítulo seja repleto de conquistas, avanços e acolhimento!”, finalizou a vereadora.

Codó registra queda no índice de mortalidade infantil

A taxa de mortalidade infantil no município de Codó caiu de 20.45%, em 2024, para 7,83%, em 2025. O índice é calculado levando em consideração o número de óbitos menor de  um ano de idade.

O secretário municipal de Saúde, Dr Suelson Sales, analisa que o cuidado maior na atenção básica e o investimento na rede hospitalar foram os responsáveis pela queda.

Codó é uma das cidades com menor índice de mortalidade infantil do Maranhão, e isso é muito importante. E essa queda é de responsabilidade o intenso investimento na área. A qualificação deste índice começa no planejamento familiar, passando pelo pré-natal feito nas unidades básicas de saúde. Também melhoramos a vigilância nos casos com potencialidade de desenvolver uma gestação de risco, minimizando e se preparando para as possíveis complicações”, explicou Dr Suleson.

O secretário também destacou os investimentos feitos na área hospitalar. Em Codó, o Hospital Dr Marcolino Júnior tem uma grande parceria com a Faculdade Pitagoras.

O secretario planeja diminuir ainda mais o índice. “Estamos entre os melhores do Maranhão, mas é necessário investir mais”, disse o secretário.

Até o dia 06/10/25 nasceram no HGM 1021 crianças, dessas 1021 crianças, 08 que foi a óbito, 04 no HGM,01 UPA de Codó,01 em Caxias, 01 em Gonçalves Dias e 01 em São Luis.

A taxa de mortalidade infantil estabelecida pela OMS é de 15%

A taxa de mortalidade infantil Brasil (2023) é de 12,5%

A taxa de mortalidade infantil Maranhão (2023) é de 14,8%

A taxa de mortalidade infantil Codó (2024) é de 20,45%

O indicador de saúde é representado pelo número de crianças que morreram antes de completar um ano de vida a cada mil crianças nascidas vivas no período de um ano. É um importante indicador da qualidade dos serviços de saúde, saneamento básico e educação de uma cidade, país ou região.

A taxa de mortalidade infantil alcançada é resultado do comprometimento do município com a saúde materno infantil, ao garantir pré-natal e atendimento à criança menor de um ano de qualidade, de fácil acesso e com humanização e vigilância. Além disso, a oferta de métodos de contracepção para o planejamento familiar também é uma das formas de contribuir para a redução da mortalidade infantil.

Fonte: SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade)

SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos

Secretaria de Estado da Saúde

 

 

Ney Maran Negócios, vende uma casa Centro de Codó, com, 3 dormitórios, sendo 2 suítes, 3 banheiros, 1 vaga de garagem, mobiliado, área total 170,00 m², área construída 100,00 m², área útil 170,00 m², terreno 170,00 m²

Casa para Venda, Codó / MAbairro Centro, 3 dormitórios, sendo 2 suítes, 3 banheiros, 1 vaga de garagem, mobiliado, área total 170,00 m², área construída 100,00 m², área útil 170,00 m², terreno 170,00 m² por R$ 320.000,00

  •  3 Dormitórios
  •  2 Suítes
  •  3 Banheiros
  •  1 Vaga
  •  Área Total 170,00
Endereço: Rua Prof. Fernando de Carvalho, S/N
Região: Central
Ponto de Referência: Salão da Kátia
Bairro: Centro
Observação Valor: negociável
Área Total: 170,00 m²
Área Útil: 170,00 m²
Área Construída: 100,00 m²
Área Terreno: 170,00 m²
Terreno Frente: 6,00 Metros
Terreno Fundo: 7,00 Metros
Terreno Esquerda: 28,00 Metros
Terreno Direita: 28,00 Metros
Pavimento: 1
Construído em: 2020
Mobiliado: Sim
Dormitórios: 3
Suítes: 2
Banheiros: 3
Vaga: 1
Salas: 2
Acomodações: 6 pessoas
Valor por m²: R$ 3.200,00

Fale agora Conosco

(99) 3661-0378 / (99) 99952-4147 / (99) 98113-2015 / (99) 99210-9044

Descrição do Imóvel

Imagine viver no coração de Codó, em uma casa contemporânea e totalmente mobiliada, que combina elegância e funcionalidade em cada ambiente. Com construção de 2020 e 100 m² de área construída em um terreno privativo de 170 m², este endereço oferece três dormitórios, sendo duas suítes com closet e jardim de inverno, além de três banheiros cuidadosamente distribuídos para garantir conforto absoluto. uma sala ampla permite momentos de convívio acolhedores e sofisticados, enquanto a cozinha integrada à copa, a área de serviço e o escritório formam um espaço fluido, pensado para o ritmo da vida moderna. Móveis planejados de alta qualidade e ar-condicionado em todas as suítes e no dormitório asseguram um padrão de acabamento refinado, e o portão eletrônico soma segurança ao charme da única vaga de garagem. Localizada no Centro, a poucos passos do Salão da Kátia e cercada por lojas, academia, bancos, restaurantes, escolas, farmácias e clínicas odontológicas e médicas, esta casa traduz o estilo de vida prático e vibrante que você sempre desejou. Não deixe essa oportunidade escapar: agende hoje mesmo sua visita e surpreenda-se com cada detalhe!

Características
 Ar Condicionado
 Móveis Planejados
 Portão Eletrônico
Cômodos
 Área de Serviço
 Copa
 Cozinha
 Escritório
Proximidades
 Bares e Restaurantes
 Escola
 Farmácia
 Supermercado

Pontos Fortes

Localização, padrão alto, preço acessível.

Há 43 anos no agronegócio, Agrosalles cresce ano a ano e amplia capacidade produtiva

Empresa familiar sólida no agro desde 1982 acelera expansão, avança nas exportações para a América Central e do Sul e mira o Maranhão como polo estratégico da pecuária

Campinas, 08 de outubro de 2025 – A Agrosalles, empresa familiar fundada há 43 anos, vive um momento de expansão acelerada no agronegócio. Referência em sementes forrageiras, a empresa anuncia avanço nas exportações para a América Central e do Sul, além de planos de crescimento no Maranhão.

O mercado maranhense tornou-se foco da companhia devido ao potencial que tem demonstrado na pecuária, uma vez que o estado já conquistou o título de segundo maior rebanho de gado do Nordeste, ultrapassando 10 milhões de cabeças.

Para o fundador da Agrosalles, João Avanci, o Maranhão “se tornou um ponto estratégico para a pecuária, com condições para ampliar os resultados no campo”. O empresário acredita ainda que esse é o melhor momento para impulsionar a expansão da empresa, já que o mercado está aquecido. “Nunca o agro esteve tão forte”, afirma.

À frente da empresa há mais de quatro décadas, Avanci tem apostado cada vez mais em tecnologia agrícola e inovação na formulação e comercialização de sementes, contribuindo assim para o desenvolvimento de pastagens de alta performance que impulsionam a pecuária brasileira. Dessa forma, a Agrosalles solidifica uma trajetória de sucesso junto ao agronegócio, crescendo cada vez mais dentro do setor ao mesmo tempo em que fortalece agricultores, técnicos, produtores rurais e o agro como um todo.

Ao abordar a expansão da empresa, o empresário reforça que a abrangência nacional da Agrosalles já é uma realidade e que o objetivo é levar as sementes forrageiras cada vez mais longe. “Nosso plano é claro: ampliar presença geográfica e atender novas regiões com a mesma qualidade e proximidade”, diz Avanci, que relembra que aumentar a capilarização comercial vai muito além de expandir as vendas, já que o objetivo central da empresa é “abrir mercados e fortalecer parcerias locais” para “levar tecnologia, serviço e confiança para novos produtores”.

Serviço – Entrevista

Caso queira aprofundar o tema com seu público, o empresário João Avanci está à disposição para entrevistas. Ajustamos o formato e duração conforme sua grade. Contatos abaixo.

Contato para a imprensa

Mariana Dandara

Jornalista

19 98350.6678

mariana@zaon.tech

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vereador Nunes do Náutico propõe limpeza do Canal da Água Fria e reorganização de espaços na área da Cibrazem

Na 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (07), o vereador Nunes do Náutico (PP) apresentou e teve aprovadas suas duas importantes Indicações voltadas à melhorias da infraestrutura e reorganização de espaços urbanos do município. Pela proposta do edil, o perímetro urbano que inclui a sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura e os armazéns da antiga Cibrazem precisam de mais espaços para estacionamentos.

Com Indicação Nº 359/2025 solicita ao Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos, a construção de um estacionamento em frente à Secretaria de Infraestrutura e à garagem da Cibrazem. A proposta visa organizar o fluxo de veículos, melhorar a segurança do tráfego na região e facilitar o acesso de servidores e cidadãos que frequentam o local.

Limpeza do Canal da Água Fria

Já a Indicação Nº 360/2025 pede, em caráter de urgência, a limpeza do canal da Água Fria, no trecho compreendido entre a Rua Puraquê e a Travessa Bahia. O vereador destacou que a medida é essencial para prevenir alagamentos, garantir o escoamento adequado da água e melhorar as condições de saúde e segurança dos moradores da área.

“Essas solicitações são demandas reais da população. O estacionamento trará mais organização ao tráfego e segurança naquela área, e a limpeza do canal da Água Fria é uma questão de urgência para evitar transtornos, tanto agora, quanto no período chuvoso. Continuaremos atentos e cobrando soluções concretas para nossa cidade.”

Vereador Araújo Neto solicita que seja apresentado a Câmara resultado de auditoria do SAAE do período 2021-2024

Durante a 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (07), o vereador Araújo Neto (PP) apresentou um Projeto de Lei e uma Indicação voltados à valorização da história local de comunidades codoenses e à transparência na gestão pública.

Escola Municipal Manoel Alves Viana da Silva

Na ocasião foi aprovado o Projeto de Lei nº 22/2025, de autoria do parlamentar, propõe a alteração do nome da Unidade Escolar Municipal Santo Antônio, localizada no povoado Pau Cheiroso, zona rural de Codó, para Escola Municipal Manoel Alves Viana da Silva, in memoriam (✰ 20/06/1961 – ✝ 03/06/2021).

“Sempre digo que as homenagens deveriam ser feitas em vida, mas a lei não permite. Mudaram a lei. Então peço aos colegas que aprovem esta singela e justa homenagem ao nosso amigo Manoel Alves Viana da Silva. Inclusive, conversei com o prefeito, ele fará uma ampla reforma na escolinha. Já fez um poço artesiano na escola, que não tinha água. E queremos agradecer ao prefeito pelo carinho com a comunidade nesses oito meses. Tenho certeza que essa merecida homenagem ainda será pequena perto do tamanho que representa Manoel Viana para aquela comunidade”, declarou Araújo Neto

Resultados da auditoria no SAAE dos anos de 2021-2024

Além disso, por meio da Indicação Nº 328/2025, Araújo Neto solicitou ao Executivo Municipal e à Diretoria Geral do SAAE/Codó que sejam apresentados à Câmara os resultados da auditoria referente aos anos de 2021 a 2024, incluindo informações detalhadas sobre faturamento, tarifas, contratos, despesas e folha de pagamento do órgão.

“Buscamos garantir transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. E que seja apresentado a esta Casa os resultados da auditoria do SAAE dos anos de 2021-2024, constando faturamento mensal, percentuais utilizados de aumento da tarifa de água, quantitativos de todos os aumentos que ocorreram nesse período; relação de todos os contratos de alugueis de carro, contrato de internet, contrato de fornecedores de materiais; valores devidos de contas de energia, valores devidos de débitos trabalhistas; relação detalhada das folhas de pagamento; relação detalhada de perfuração de poços, entre outras informações que constam no relatório da auditoria”, concluiu.

Vereador Ibrahim Neto solicita melhorias para a infraestrutura e o abastecimento de água em Codó

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (07), o vereador Ibrahim Neto (PODEMOS) apresentou duas indicações voltadas à melhoria das condições de vida dos moradores da zona rural e da área urbana do município.

A Indicação Nº 361/2025 solicita ao Poder Executivo, à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos e ao Diretor Geral do SAAE/Codó, a instalação, em caráter de urgência, de uma caixa d’água no povoado Flexeiras, zona rural de Codó. A iniciativa tem como objetivo garantir o abastecimento regular de água para as famílias da comunidade, que enfrentam dificuldades no acesso ao recurso essencial.

Já na Indicação Nº 362/2025, o vereador requisitou a recuperação, com pavimentação em bloquetes, da Travessa Getúlio Vargas, localizada no bairro São Raimundo (Trizidela). A proposta visa melhorar a trafegabilidade, reduzir a poeira e os transtornos causados pelo período chuvoso, além de valorizar o bairro e oferecer mais conforto aos moradores.

Ibrahim Neto destacou o compromisso com as necessidades da população e a importância de fiscalizar a execução correta dessas demandas. “São pedidos urgentes, que refletem a realidade de quem vive tanto na zona rural quanto na cidade. Água potável e ruas em boas condições são direitos básicos. Seguiremos trabalhando para que essas demandas sejam atendidas o quanto antes, concluiu o parlamentar.

Vereador Nunes do Náutico apoia agricultores com ações na zona rural de Codó

Na última segunda-feira (06), o vereador Nunes do Náutico esteve presente na zona rural, reforçando seu compromisso com o homem do campo. A ação teve como foco o apoio aos agricultores locais, levando máquinas agrícolas para auxiliar na preparação da terra para o plantio.

Durante o dia, o vereador visitou o bairro São Francisco e o povoado Sabiazal, acompanhando de perto o trabalho no preparo da terra, ouvindo as necessidades da comunidade rural e garantindo que o trabalho siga firme para fortalecer a agricultura familiar e a produção local.

“Nosso compromisso é estar sempre perto do povo, ajudando de verdade quem trabalha e produz. Estamos passando por um período climático muito rigoroso. Nesse período de estiagem aumentam as demandas dos nossos produtores. Equipamentos para a irrigação, maquinário para o preparo da terra, entre outas necessidades que eles nos trazem. Portanto é mais do que necessário conseguir todas as ferramentas e assistências para que eles possam trabalhar e garantir sua produção”, declarou o vereador.