A 64ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) foi encerrada neste último domingo (8). A edição 2024 do evento, realizada no Parque Lourenço Vieira da Silva, em São Luís, durou uma semana e teve sua abertura oficial no primeiro dia do mês, contando com as presenças do governador Carlos Brandão, acompanhado pelo presidente da Associação Dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), Ricardo Ataíde, do presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, de representantes de entidades do setor produtivo, empresas parceiras, produtores rurais e da sociedade de modo geral.
Representando o município de Codó, participaram da abertura oficial e da Expoema os presidentes Idelfonso Barros, da Associação dos Criadores de Vale do Itapecuru, e Iedo Barros, do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó. Os presidentes da ACRIVI e SINCODÓ prestigiaram o evento e aproveitaram para realizar um produtivo intercâmbio na rica programação da feira, que contou com atividades voltadas para o fortalecimento do setor agropecuário com apoio de grandes marcas de aos órgãos estaduais e entidades relacionadas ao mundo do agronegócio.
O presidente do SINCODÓ, Iedo Barros, falou sobre a participação do sistema Faema/Senar destacou as atividades que foram oferecidas ao público, como cursos, vitrines, palestras, oficinas e consultorias, serviços essenciais para o público tanto do meio rural, quanto da sociedade em geral.
“Estivemos participando desta 64ª edição da Expoema, prestigiamos a abertura no dia 1º. E, como sempre, São Luís se destacando com um grandioso e bem organizado evento. O Sistema FAEMA/SENAR com uma estrutura gigante dentro da feira, onde foram ofertados e realizados 17 cursos. Esse ano a FAEMA conseguiu trazer para o Maranhão a carreta da Federação do Ceará. E essa carreta, durante a semana, trabalhou os cursos ligados à parte culinária. Então, foi um evento muito forte. Na sexta-feira, aconteceu o encontro dos produtores rurais. Enfim, o sistema FAEMA/SENAR, como sempre, fazendo a diferença e sendo destaque em todas as feiras e exposições no estado do Maranhão. Ficamos muito felizes com todo o resultado e a produtividade do FAEMA/SENAR. Também, juntamente com o presidente da ACRIVI, Idelfonso Barros, estivamos com o nosso governador, buscando melhorias para o nosso setor”, explicou.
O presidente da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru ACRIVI, Idelfonso Barros, destacou o incentivo e o apoio do Governo do Maranhão e órgãos governamentais as feiras e exposições realizadas em todo o estado.
“A ACRIVI, através de sua diretoria, e junto com o conselheiro Iêdo Barros, veio prestigiar 64ª Expoema, e na oportunidade, encontramos com o governador Carlos Brandão, que instalou um governo itinerante dentro da feira. Em audiência com o chefe do Executivo, entregamos um troféu em agradecimento ao apoio que sempre tem disponibilizado à Expocodó, e entregamos também ao Senhor José Henrique Brandão, o embaixador do agronegócio no estado e que sempre fez a ligação da ACRIVI com todos os órgãos governamentais. Agradecemos a FUNDEPEC, também homenageada, na pessoa do Senhor Ricardo Ataíde, que também é Presidente da ASCEM, realizadora da Expoema. Também estivemos no caminhão Agro do Sistema FAEC-SENAR, do Ceará, com a presença do Presidente da FAEMA, Dr. Raimundo Coelho, uma visita onde procuramos trocar experiência, e trazer melhoramentos para a nossa 51ª EXPOCODÓ. Participamos também do almoço oferecido pelo Governo do Maranhão. Parabéns a todos por essa grande feira do nosso agronegócio”, concluiu Idelfonso Barros.