
O Sistema FAEMA/SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) realizaram no último sábado (15) a segunda etapa do Curso de Pilotagem de Drones para policiais militares do 17º Batalhão de Polícia da cidade de Codó. Na primeira etapa do curso, realizada no ano passado, foi abordado os fundamentos da pilotagem até as regulamentações do uso de drones em operações de segurança. Já nesta segunda etapa, os policiais se aprofundaram nas estratégias para utilizar as aeronaves não tripuladas em situações de mapeamento, monitoramento, reconhecimento de áreas e apoio em missões estratégicas.
Na oportunidade estiveram presentes o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros, e o vice-presidente do Sistema FAEMA/SENAR, Carlos Antônio Feitosa. “A capacitação tecnológica tem se tornado essencial para o aprimoramento das forças de segurança. E com esta segunda etapa do curso Pilotagem de Drone, a Polícia Militar de Codó segue avançando nessa área. E desta forma, o sistema FAEMA/SENAR e SINCODÓ se tornam um importante parceiro para o fortalecimento da segurança pública no município”, destacou Feitosa.
Nesta fase do curso, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre voo, manuseio avançado do equipamento, técnicas de mapeamento, rastreamento e monitoramento aéreo. Além das aulas teóricas, a capacitação incluiu atividades práticas, onde os policiais puderam aplicar as técnicas aprendidas em simulações realistas.

“O treinamento faz parte do programa de qualificação promovido pelo SENAR, que tem como objetivo capacitar os agentes para o uso de drones em operações de segurança, monitoramento e patrulhamento. Uma iniciativa que irá modernizar as práticas policiais, tornando-as mais eficientes e seguras. A parceria sistema FAEMA/SENAR e SINCODÓ e a Polícia Militar reforça o compromisso com a inovação e a segurança pública em nosso município. A conclusão do curso marca um avanço significativo para a segurança no município de Codó e abre caminho para futuras capacitações voltadas ao uso de novas tecnologias no setor”, destacou o presidente o SINCODÓ, Iedo Barros.

