Codó registra queda no índice de mortalidade infantil

A taxa de mortalidade infantil no município de Codó caiu de 20.45%, em 2024, para 7,83%, em 2025. O índice é calculado levando em consideração o número de óbitos menor de  um ano de idade.

O secretário municipal de Saúde, Dr Suelson Sales, analisa que o cuidado maior na atenção básica e o investimento na rede hospitalar foram os responsáveis pela queda.

Codó é uma das cidades com menor índice de mortalidade infantil do Maranhão, e isso é muito importante. E essa queda é de responsabilidade o intenso investimento na área. A qualificação deste índice começa no planejamento familiar, passando pelo pré-natal feito nas unidades básicas de saúde. Também melhoramos a vigilância nos casos com potencialidade de desenvolver uma gestação de risco, minimizando e se preparando para as possíveis complicações”, explicou Dr Suleson.

O secretário também destacou os investimentos feitos na área hospitalar. Em Codó, o Hospital Dr Marcolino Júnior tem uma grande parceria com a Faculdade Pitagoras.

O secretario planeja diminuir ainda mais o índice. “Estamos entre os melhores do Maranhão, mas é necessário investir mais”, disse o secretário.

Até o dia 06/10/25 nasceram no HGM 1021 crianças, dessas 1021 crianças, 08 que foi a óbito, 04 no HGM,01 UPA de Codó,01 em Caxias, 01 em Gonçalves Dias e 01 em São Luis.

A taxa de mortalidade infantil estabelecida pela OMS é de 15%

A taxa de mortalidade infantil Brasil (2023) é de 12,5%

A taxa de mortalidade infantil Maranhão (2023) é de 14,8%

A taxa de mortalidade infantil Codó (2024) é de 20,45%

O indicador de saúde é representado pelo número de crianças que morreram antes de completar um ano de vida a cada mil crianças nascidas vivas no período de um ano. É um importante indicador da qualidade dos serviços de saúde, saneamento básico e educação de uma cidade, país ou região.

A taxa de mortalidade infantil alcançada é resultado do comprometimento do município com a saúde materno infantil, ao garantir pré-natal e atendimento à criança menor de um ano de qualidade, de fácil acesso e com humanização e vigilância. Além disso, a oferta de métodos de contracepção para o planejamento familiar também é uma das formas de contribuir para a redução da mortalidade infantil.

Fonte: SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade)

SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos

Secretaria de Estado da Saúde

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *